terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

LOCUTOR REVELAÇÃO

Fernando Frias é uma das grandes revelações do rádio paranaense. Filho da dona Zoraide e irmão de marcos Justino, Bate-Fino, desde pequeno que se lançou no no ramo musical.



Já foi cantor de banda gaúcha, foi proprietário de banda e há dois anos investiu-se no ramo radiofônico através das ondas da Ativa FM, rádio Comunitária de Ibaiti. Já foi assediado por outras emissoras, mas segundo ele, o amor pela pequena rádio - e uma das de maiores audiências da cidade, combatendo grandes emissoras  faz a grande diferença- Fernando Frias diz que ama a rádio que trabalha.

 Seu programa que vai ao ar de segunda a sexta-feira das 13 às 16 horas toca um misto de canções sertanejas, internacionais, bolero, Roberto Carlose outros deuses da música brasileira. Pesquisa de Mercado em Ibaiti apontou FernandoFrias como locutor revelação. Ele mereceu. Parabéns, Fernando e às filhas Carol e Maria Fernanda.
Vereda é um caminho estreito e estreitas são as verdades brasileiras.

Tarciso de Carvalho

COLUNA FOGO & CRUZADO - JORNAL GAZETA DE IBAITI

O negócio está feio na sociedade. Semanas atrás, uma notícia bombou, mas não nos meios de comunicação, pois certos meios de comunicação só reportam coisas que lhes interessam e o povo que se ‘f’. O caso aponta um suposto estupro na cidade de Japira, provocado por uma pessoa que reside em Ibaiti. Como eu estou todos os dias próximo à Delegacia de Polícia, meus olhos enxergam até aquilo que não precisam enxergar.

Estive na cidade de Japira regido sobre as minhas convenções investigativas e pude notar a gravidade do fato. O caso mostra o terceiro pecado capital: a luxúria, o prazer. Uma criança de 12 anos foi a vítima. Criança sente prazer?

Acontecimentos como esses deixam a sociedade mais triste e infeliz, pois vê certas pessoas citando o nome de Deus todos os dias nos meios de comunicação. Em vão. Nos 10 mandamentos escritos por Moisés no Monte Sinai e ditados pelo Criador diz: Não tomar seu Santo nome em vão.

Segundo bocas malditas, o pré-candidato Beto Regazzo desistiu da sua pré-candidatura. Seu substituto seria Fernando Mariano.

Em conversa com o pré-candidato Betão Liberato, ele me disse que quem soltou esse boato foi a turma do marlei.

O bicho vai pegar.

Em conversa com o pré-candidato Marlei, ele me disse que tem também um monte de gente dizendo que ele não pode sair candidato.

Disse sorrindo: Isso é intriga da oposição.

O prefeito Peté prometeu ir à sessão da Câmara todas as terças-feiras. Sabe porquê? Para olhar, olho no olho dos vereadores para saber quem é seu amigo e quem é seu inimigo.

Será que no emaranhado de gente ele descobirá algum amigo?

O Baianinho é tido como a salvação de Ibaiti na Assembléia em 2014. Até que enfim um candidato à altura de Ibaiti e não pés rapados que surgiram nos últimos anos.

Gente sem ideal e sem brio patriótico!

Tem gente falando em Ibaiti a respeito da grave crise financeira pela qual passou a DAIL.
Não é só a DAIL. Tem outras empresas em Ibaiti que estão quebradinhas.

E o frigorífico de Ibaiti, tão veementemente propalado com alegria e festa, sai ou não sai?
A reportagem esteve na Fazenda Maria de Lourdes onde afirmam funcionar o escritório da Avemax, mas segundo informações, faz muito tempo que o escritório não funciona.

Ou será que fizeram todo esse ‘escarcéu’ para ver se Benetti emplacava em Ibaiti?

Da moda da ‘ fatinha’: é prá cabá!

O povo em Conselheiro Mairinck pede Marcelino Vereador para alavancar a agricultura do Muncípio que passa por grave crise.

Estive dando uma ‘ bizoiada’ no site da Câmara de Vereadores de Ibaiti e notei algo muito estranho: retiraram de lá o link ‘ transparência’.

Perguntar não ofende: Será que tinha transparência na Câmara?

E o povo pagando os seus impostos e o governo não perdoa!

Este jornal está de posse de um ‘pen-drive’ que contém dezenas de informações, provas e muito mais de algumas pessoas da cidade.

Se criarem novamente mentiras, falsidades, montagens, desonestidades contra a pessoa de William Borges, o jornal divulgará o conteúdo dos documentos para Ibaiti e para o Paraná e para o Brasil. Muita gente cairá.

Eu não estou brincando. Estou falando sério!

César está gritando novamente!

A dupla William Borges e Dr. antonelli mostrou que é fortíssima chapa genuína do PSDB rumo às eleições de 2012.

Articulistas e analistas políticos afirmam que com esses dois pré-candidatos fica impossível de Peté não reeleger seu sucessor.

Peté trabalha com três ‘ zapes’ para eleger seu sucessor: William Borges, Dr. Antonelli e Marlei Ferreira.

A exemplo do que fez contra o aumento vergonhoso do salário do advogado César de Mello, quando o diretor deste jornal conclamou os cidadãos a pressionarem os vereadores a não votar esse absurdo - toda vez que tiver um projeto de importância real para o crescimento de Ibaiti, o fará novamente, conclamando as pessoas a lutar pelos seus direitos, pois uma cidade somente cresce quando o povo participa das discussões.

Vai começar pelo projeto de Regularização fundiária enviado pelo prefeito Peté à Câmara e que, em suma, proporcionará aos cidadãos do bairro 25 as escrituras dos seus terrenos.

Serão 950 famílias beneficiadas e segundo bocas malditas tem vereador mascando, ameaçando boicotar a votação.

Este jornal vai publicar em letras garrafais os nomes dos vereadores que votarem contra ou a favor as escrituras do bairro 25.

Se o projeto for engavetado, tem vereador que não terá voto nem para inspetor de quarteirão, pois este jornal fará grande campanha de antipatia...

E com a palavra o povo nas urnas!

Um jornal local citou o nome de 4 pré-candidatos e se esqueceu de colocar o nome de William Borges!

Esquecimento ou falta de consideração ao mais forte pré-candidato?

Comentários pela cidade dizem que se Marlei Ferreira não sair candidato, quem sairia em seu lugar é a vereadora Sirlei Matiolli.

Vão querer dar pelotadas na pombinha!

Muitas mulheres estão chegando ao poder. Saudades da Dona Dini!

CONTINUO SEM AMIGOS NO PODER, MAS FELIZ DA VIDA!

Opinião

Já vão fazer 17 primaveras que me enveredei pela arte da comunicação. Enveredei-me por estas searas, pois acreditava que somente a comunicação e o verdadeiro jornalismo poderiam ajudar a mudar o Brasil, acabar com as mazelas do poder, derrubar as muralhas da corrupção. Aindo acredito, apesar de que a cada primavera que se passa, vejo as mudanças tão esperadas e sonhadas cada vez mais distantes, porém, com um sonho realizado: muita coisa mudou e podem acreditar que mudará muito mais para o futuro.

Desde que comecei naquela primavera de 1986, menino pobre e simples, com  uma juventude já firmada no cntexto histórico das revoluções, vejo-me ainda jovem na arte de me comunicar, mas com grande experiência. Fui um dos jovens daquele tempo a encabeçar o enterro de Collor de Mello pela Rua principal de Ibaiti. O caixão era preto e foi doado pelo Faustão. O enterro foi concretizado com muita emoção e muita ira juvenil. Tudo isso, porque acreditava que poderia acabar com a corrupção. Todos os jovens daquele tempo Brasil afora erraram em seus pensamentos.

Depois de todos esses anos, ao deitar-me na tarimba do destino, vejo-me o mesmo menino humilde e simples que trabalhou de cortador de cana na extinta usina Santa Laura. Desde os sete anos de idade. Vejo-me novamente no caleidoscópio do tempo nas muralhas do convento masculino querendo ser padre, pois achava que a Igreja era a redenção e salvação humana. De lá saí com a certeza invulnerável e impenetrável de que ninguém salva o homem a não ser ele próprio.

Aos 43 anos de idade, sinto-me cada vez mais isolado em meus penamentos, porque sempre acreditei que a arrogância e a hipocrisia humanas um dia seriam extirpadas do coração do homem. Depois que me apolitizei, vi que a hipocrisia política do homem, talvez fosse a que mais matava e que ainda continua matando.

Nessas 17 primaveras de jornalismo brutal e seco, continuo o mesmo homem pobre, agora com dois facões em cada mão. Muitos afirmam que eu poderia estar rico na minha profissão, como muitos o ficaram nesta região morta do Paraná.

Justamente por isso que continuarei pobre e feliz. Porque nunca participei do suborno e da chantagem, pois acredito que depois dos sete pecados capitais, esses seriam os piores crimes contra a humanidade, pois esses tirazm a dignidade humana e deixam as boquinhas de crianças inocentes todas secas e amargosas. Que mereço ganhar mais do que ganho, isso pode ter certeza que queria ganhar um dia. Não para mim, para resfolegar as minhas vaidades que nunca tive, mas para garantir uma escola e formação melhor para as minhas queridas filhinhas Janaina e Jaqueline e para ver minha querida Josélia mais bem vestida do que as maltrapilhas roupas que vestimos hoje.

Mas, sou rico em amor próprio e divido isso com aqueles que me conhecem e que gostam de mim.

Estou chegando a uma grande conclusão de que em17 primaveras de minha profissão não conquistei amigos no poder. Mas, garanto que nunca ninguém me usou porque eu não permiti que isso ocorresse, pois sei que minha consciência é a maior criminosa de mim mesmo e capaz de matar um passado e um futuro.

Continuo sem amigos no poder, mas não isolado. Sempre cumpri com minhas obrigações para com a minha profissão e sempre fiz o meu trabalho.Já fui humilhado por isso e atacado covardemente. Sofri atentados contra a minha vida, devido às verdades que acredito, mas nunca deixei minha opinião se acovardar. Sempre fui homem de opinião e minha opinião não é como estradas sinuosas, cheias de curvas. Minha opinião segue horizontalmente e não verticalmente e a ela devoto todo o meu amor, toda a minha perspectiva de conquistar o amor de Deus para comigo, quando uma campa receber meus ossos putrefatos.

Ensino às minhas queridas J.J.J que a honestidade na profissão se torna uma das maiores virtudes do ser humano. Só assim se adquire respeito e não o medo das pessoas.

Continuo sem amigos, mas minhas virtudes estão escancaradas para todos verem e sentirem. Porque sempre acreditei que a verdade tem veredas e as veredas do destino do homem pertencem a Deus.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A OPINIÃO NÃO PODE CONTER CURVAS


A vida é sinuosa, como o poema do poeta. Tem lá os seus solavancos. Num dia você está feliz, no outro: quem diria! A tristeza vos abateu. Por vários motivos e que você deve saber de tudo isso, porque  viveu muito para aprender que a vida é uma incógnita, um mistério divino e que ninguém arrumou solução para ela.
    Ninguém arrumou solução para viver, porque nunca entendeu que existem as curvas do caminho. Só acerta quem consegue contornar as curvas com alegria e paciência.
     Eu, este cronista que vos escreve, obedece, respeita e aplaude a liberdade das pessoas pensarem. Ninguém é unanimidade. Nem um pensamento é o máximo, como as montanhas. Para se chegar ao topo, é necessário contorná-la, subir degrau por degrau. Como se tem que contornar as infelicidades. Somente a felicidade é capaz de contornar a infelicidade.
     As estradas possuem curvas, as ruas também. Porém, a opinião não pode possuir curvas. Elas têm que ter direção, ter um norte. Minha opinião não  é como estradas volúveis e esburacadas. Em muitos anos exercitando a minha opinião e minha consciência, tenho certeza de que nunca pequei. Sempre trabalhei e lutei a minha vida, tendo a minha consciência à frente  da dolorosa e triste consciência de que meus atos sempre poderiam me condenar.
      Só consegue algum objetivo em sua vida quem faz com que sua opinião não seja como as curvas de uma estrada. Ela segue reta e determinada, como um foguete num alvo inimigo.
    Sempre cumpri minhas obrigações com a minha opinião e, como não sou como as estradas, minha opinião será mantida e, incentivo as pessoas a terem opinião, pois quem a tem possui um grande tesouro em sua alma. Um tesouro indestrutível, mais valiosa que o ouro, que as vaidades terrenas, porém, menos valiosa de que a crença de que Deus existe é verdadeira.
    Minha opinião irá para o túmulo junto a essa alma que vos escreve e que nunca se sente ressentida das pessoas não concordarem com ela. Todos têm que ter opinião e o mundo somente não é melhor porque aqueles que acham que tem poder não aceitam a opinião de quem as tem e não lutam para ensinar aos pobres de coração que a opinião vale mais que tudo.
    E você tem opinião?
Se não a tiver, procure tê-la, pois ela é que fomenta a liberdade dos homens viverem em paz.



DAIL CONTINUA FORTALECENDO O DESENVOLVIMENTO DE IBAITI

Perdas nas lavouras de cana desencadearam grave crise financeira na empresa.


Da redação
Tarciso de Carvalho

A empresa DAIL - Destilaria de Álcool Ibaiti passou por uma grave crise no ano de 2011 como jamais havia passado em toda a sua história. Crise agravada por vários fatores, inclusive os de natureza climática.




Segundo diretores da empresa, no ano de 2011, a empresa sofreu com grave intempérie natural. No mês de junho suas lavouras de cana foram atacadas fortemente por geadas e as perdas chegaram a aproximadamente 2.000 hectares de cana afetados, matéria-prima essencial à fabricação do álcool. Isso equivaleu a 60 dias de corte intensivo. A safra estava prevista para terminar em janeiro de 2012, devido a essas perdas, foi antecipada para novembro de 2011, quando não havia mais cana para ser cortada.

Em números, isso chega a milhões de reais de prejuízos. Somado a isso, a empresa Clarion da qual a DAIL faz parte, sofreu grandes prejuízos no Estado do Mato Grosso e assim, não pôde socorrer a empresa ibaitiense co-irmã.

Para 2012, de acordo com diretores, será a entressafra mais longa da história da empresa. Com a cana em formação nos campos, devido às perdas já citadas, a previsão de corte dá a estimativa de que a usina virá com força total no mês de maio e, consequentemente, as contratações se iniciarão no mês de abril.

Vários ativos da empresa foram colocadas à venda para sanar os graves e lamentáveis incidentes ocorridos. Vale citar que uma fazenda nas imediações do Rio do Peixe, própria para reflorestamento, contendo uma área de 1.200 alqueires está sendo negociada com a Klabim e outros interessados. Isso dará um aporte de capital capaz de sanar os dividendos com ações trabalhistas e zerar as dívidas da empresa, tornando-a forte e com previsão de crescimento acima da sua capacidade atual.

De acordo com um alto diretor, Reno Ferrari voltou da Itália com grandes esperanças de investimentos.
"Dom José nunca passou por uma situação dessas e está muito triste com o lamentável ocorrido, mas pede a todos os parceiros e àqueles que acreditam na DAIL e na honradez da família a atravessar a correnteza juntos, pois o futuro mostrará o quanto todos estão se empenhando em resolver o problema e edificar uma sociedade mais justa, humana e fraterna para todos", afirmou.

O diretor consultada, destacou o grande empenho do Prefeito Luiz Carlos Peté dos Santos a auxiliar no sanamento dos problemas. Viagem a Brasília poderá aumentar ainda mais o prestígio da empresa junto aos órgãos governamentais.

De acordo com o que afirmou, 80% das demissões voluntárias, ou aquelas que são comuns todos os anos devido à entressafra já foram pagas. O restante ainda está sendo cogitado o pagamento para o mais breve possível e a usina volta com força total em suas contratações no mês de maio.

PREFEITO PROMETEU LEVAR ÁGUA DE QUALIDADE À COMUNIDADE DA VILA RURAL

Da redação
Tarciso de Carvalho
Há mais de 12 anos que foi inaugurada a Vila Rural Barreirinho em Conselheiro Mairinck e desde lá que a comunidade sofre com graves problemas de abastecimento de água, além de que a água que é extraída de um poço artesiano não possui e nunca possuiu nenhum tratamento sanitário, causando assim graves doenças, principalmente em crianças.


As autoridades de três governos municipais que passaram pelo poder nunca se preocuparam em solucionar de vez o agravante do abastecimento.

Nos últimos anos, as filas no posto de saúde lotaram de crianças com sintomas de anemia e amarelão, ainda sofrendo graves distúrbios de desinteria e febres ocasioanis.

A fonte de todo problema está na água sem tratamento, já que as fossas residenciais ficam acima do local onde a água é coletada de um poço artesiano com mais de 100 metros de profundidade.

Além desse obstáculo à saúde, a comunidade ainda sofre com o racionamento da água em tempos de estiagem, não podendo possuir uma horta sequer em seus lotes. Tudo o que se plantar nada dá, nada vinga.

A solução para o problema veio do então candidato a prefeito Juarez Driessen e hoje o prefeito da cidade. Em 2008, quando de campanha eleitoral, prometeu à comunidade que se eleito fosse, contactaria com o proprietário da Fazenda Santa Terezinha, Dr. Sebastião ( ambos de boa influência) afim de obter dele licença para encanar a água de mina corrente e abundante, que desce por uma roda d´água. A roda fica distante aproximadamente 3 quilômetros da comunidade e poderá correr o encanamento através da estrada municipal recentemente aberta pela prefeitura, unindo os bairros do Banco da Terra II e vila Rural. Esse projeto edificado acabaria com o problema de abastecimento e, acima de tudo, transformaria os lotes da comunidade em verdadeiros celeiros de produção de hortifrutigranjeiros como plantação de morango, tomate, pepino, entre outras culturas familiares. Isso levaria renda e divisa à comunidade carente.

O prefeito Juarez Driessen já mandou ser realizado o levantamento de custos através de sua assessoria e os recursos não chegam aos irrisórios dez mil reais. Um dinheiro público que levaria a felicidade, a alegria, a tranquilidade e que poderia empregar as famílias em seu próprio emprego.

Já que se aproxima novo pleito, a comunidade pede ao prefeito Juarez Driessen a instalação dessa água de qualidade o mais breve possível. O prefeito Juarez Driessen foi consultado pela reportagem e disse que nunca conversou com o Fazendeiro Dr. Sebastião a respeito do assunto e que vai tentar uma negociação amigável para acabar com o sofrimento do povo.

A água servida pelo poço artesiano tem culiformes fecais o que está causando graves problemas em crianças e adultos.

Este meio de comunicação levará denúncia ao Ministério Público sobre a contaminação por culiformes fecais da água da comunidade, pois o problema é de conhecumento da prefeitura.

Fotos retratam a mina d´água com sua roda e a abundância do bem mais precioso: a água.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012


MORADORES DO BAIRRO 25 VÃO COBRAR DOS VEREADORES A APROVAÇÃO DAS ESCRITURAS




Da redação
Tarciso de Carvalho

O Bairro 25 é assim chamado por ter sido loteado ao longo de 50 anos sobre a área da antiga linha férrea desativada ainda nos anos 70.

A princípio, o bairro 25 se transformou num grande bolsão de pobreza. Formado pela Rua da Amizade não possui rede de esgoto e oficialmente não pertence ao mapa geográfico do Município, não podendo receber melhorias oficiais como asfaltamento dentre outros benefícios.

A regularização Fundiária foi patrocinada pelo Governo do Estado que está financiando o projeto em vários Municípios paranaenses. Ibaiti é uma da cidades que realizou a regularização em primeiro lugar.

A Câmara de Vereadores deverá votar o projeto em uma das suas primeiras sessões legislativas após o recesso Legislativo. Estima-se que vá para votação no mês de março.

A reportagem esteve em vários pontos do Bairro 25 e a esperança da população é enorme, pois muitos querem pagar IPTU para que os benefícios sejam concedidos.

A regularização desses terrenos trará grandes vantagens à população excluída do bairro 25. O valor dos imóveis aumentará e todos poderão investir em suas moradias e, acima de tudo, todos se sentirão parte integrante da cidade de Ibaiti.

De acordo com uma moradora, ela está a 40 anos morando no bairro e durante todos esses anos sonha com a escritura do seu terreno.

"Chegou o momento e todos nós teremos muito a agradecer aos políticos da cidade que viram o nosso sofrimento. Precisamos de asfalto, de rede de esgoto, melhorar as casas e com esse projeto da prefeitura poderemos realizar todas as nossas vontades", disse dona Maria da Silva.

Outro morador afirmou que os moradores do 25 irão todos à Câmara para ver qual vereador votará a favor e qual votará contra, pois as escrituras são direito de todos.
O Prefeito Luiz Carlos Peté dos Santos enviou à Câmara de Vereadores, ainda no ano passado, o projeto de Regularização Fundiária. Este projeto prevê, após a aprovação da Câmara, a entrega de 950 escrituras públicas a lotes do Bairro 25.
O jornal Gazeta de Ibaiti convida a todos os moradores do 25 a participarem das sessões da Câmara de Vereadores afim de sensibilizar os vereadores a votarem o projeto das escrituras do bairro a o mais rápido possível.
As escrituras dos terrenos são um direito de todos e não podem ser alvos de interesses políticos de alguns grupos. Com a guerra política, as escrituras podem não ser aprovadas. Por isso, ser importante a presença do povo na Câmara.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

AS PEDRAS DO CAMINHO SENDO RETIRADAS COM MUITO CARINHO


O ano que antecede ao período eleitoral, o pré-aquecimento para o debate, é sem dúvidas alguma, em se falando de política, tão importante quanto o ano eleitoral. O ano de 2011 é comprarado a uma noiva às vésperas do casamento. Neste ano, o time político de cada partido é formado com todos os seus jogadores aptos a jogarem, tudo certinho, até os reservas ficam no aguardo para as substituições necessárias.



Um ano tão nervoso quanto o de 2012, quando os jogadores entram em campo para a partida, que muitas vezes, se torna violenta após o apito inicial do árbitro.

Ninguém entra no embate político para ser derrotado. A arte política ensina que nessa ciência moderníssima, o que não se pode é perder, pois a derrota só recai como o ribombar de um trovão, nos ombros dos fracos.

Faltando aproximadamente 7 meses para o mês de setembro ( hoje 8 meses para as eleições de outubro) prazo final para filiações partidárias, já se notam as movimentações políticas dos futuros candidatos a prefeito e vereadores. Dos dois lados: tanto da situação, quanto da oposição;

Porém, o que mais chama a atenção é o movimento cauteloso dos pretendentes à sucessão do prefeito Luiz dos santos Peté. O andar calmo, silencioso e sem estardalhaço de algums membros da cúpula do poder atual, merece ser analisado com esmero e paciência para o entendimento do que fazem para que sejam contemplados com o sim do homem mais poderos da cidade de Ibaiti, o dono do poder até 2012, Peté, pois será dele o sibiliar ardente do apito que dará início ao jogo.

Quatro homens distintos, empresários, ligados a todas as classes sociais representadas na cidade: Dr. Geiel, Cláudio da Vinci, Luizinho da Cafeeira e William Borges.

Durante esse pequeno tempo que já se fala em sucessão, já que este chega vagarosamente e em silêncio, dá para se notar que todos eles disputam a preferência do prefeito para encilhar-lhes o apoio e conceder-lhes a benção para consquistar a massa popular.

É uma disputa de gigantes e muito vantajosa em relação aos oposicionistas que somente tentarão se organizar nas proximidades do pleito, entrando no jogo com uma pequena desvantagem, não menos meritosa que seus pensamentos.

Muitas pedras serão colocadas nos caminhos desses quatro homens. Tarefa difícil é advinhar o pensamento de quem comanda o jogo. O técnico, astuto e conhecedor do jogo, não revelará a nenhum dos quatro homens a preferência. Ouvirá apenas o incentivo: trabalhem!

Pedras gigantes, endurecidas pelo sol escaldante da ansiedade que bate nesses corações. São pedras pesadas e que junto a elas nascem os espinhos mortíferos e infernais.

Sairá vitorioso nessa pré-corrida eleitoral, aquele que não tentar sobrepor a montanha com avidade. Mas, aquele que contorná-la, procurando sempre o melhor caminho, para que não tropece e não caia na desilusão de que sua batalha é inglória. Só os fracos sucumbem.

O vencedor será aquele que enxergar as pedras no caminho e retirá-las do seu encalço, com muita sabedoria. Acima de tudo, respeitando as pedras adversárias, pois as pedras falam, sentem, e como toda pedra também trazem em sua criação divina, o amor e o ódio, as pedras também são capazes de grandiosas e mirabolantes rebeliões, amando e odiando ao mesmo tempo. Dessa batalha, sairá vencedor aquele que juntar os fragmentos das outras três pedras e reconstituí-las, convencendo-as de que também são importantes no cenário e no contexto do jogo e que o gol há de ser feito, não de bicicleta, mas de placa. A jogada tem que ser feita em conjunto, que aí, as redes vão balançar.

Em política, vence quem tem a melhor estratégia.
Texto publicado em 14 de fevereiro de 2011
 
serenados para o bem da pátria.

Esse percurso de um ano sobre a montanha cheia de pedras pontiagudas, mostrou-nos que a inteligência do homem sempre se sobrepõe ante a força. O dito popular, frase raramente lembrada nos tempos modernos que diz ‘ querer não é poder’, calcou bem no pensamento de algumas pedras que ficaram solitárias pelo caminho, pois, apesar de serem pequeninas, aguçavam seus espinhos contra os grandes e se investiam contra a vontade popular e, ao final, não se jogaram aos pés da grande pedra às margens da grande montanha e, sim,
saíram da sua cegueira existencial com muito esforço e pedido de paz.

William Martins Borges, o homem de um único emprego, formado em Administração pela Católica do Paraná, trabalhou em Nova Iorque como Diretor do Banco HSBC. Visitou as torres gêmeas e no último andar escreveu o nome de Ibaiti em letras garrafais e uma frase que simboliza todo o amor que possui pela terra natal: " Eu te amo Ibaiti", para todo o mundo saber que Ibaiti existia no mapa. Não fosse Bin Laden, o nome da Rainha das Colinas ainda estaria nas paredes das majestosas torres gêmeas. Quem levou o nome de Ibaiti tão longe?

Começou a trabalhar ainda menino, jovem adolescente no extinto banco Bamerindus em Ibaiti e galgou cargos. Aposentou-se no banco HSBC depois de 30 anos de trabalho. Auxiliou muitos jovens a ingressarem na carreira bancária. Inspirados em William Boges, seguem carreiras felizes em instituições bancárias.

Ao regressar para Ibaiti, convidado pelo amigo Peté a assumir a saúde, mostrou sua grande faceta de extraordinário administrador de empresas. Mas, foi seu jeito simples e humilde de cuidar das pessoas que fez com que ele ganhasse a admiração e o respeito de toda a sociedade ibaitiense.

Outras pedras surgirão ao derredor da montanha e ele saberá respeitá-las e orientá-las a não tentar contornar a colina pelo topo, mas pelas suas íngremes fendas da subida.


Talvez, seja isso que diferencie William Borges da maioria dos políticos de Ibaiti. Um homem sem maldades e que deseja aos seus adversários muita saúde e paz. E ele não é político. É administrador.

Tarciso de Carvalho
 é escritor e articulista deste jornal

WILLIAM BORGES E DR. ANTONELLI, SEGUNDO ENQUETE, TEM 66%

Da redação
Tarciso de Carvalho
O jornal Gazeta de Ibaiti e Instituto Inova de pesquisas realizou enquete na última semana, entre os dias 11 e 12 de fevereiro e ouviu 200 pessoas no Distrito do Campinhos.

William Bprges e Dr. Antonelli durante visita ao Posto de Saúde do Euzébio de Oliveira


Entre os questionamentos: Você votaria em candidato apoiado pelo prefeito? A respostas eram sim ou não. Como você avalia a administração Peté? As respostas eram Ruim, Boa, Péssima, Ótima e Excelente. Entre os candidatos colocados em votação estavam: Marlei Ferreira, William Borges, Dr. Antonelli e Betão Regazzo. Portanto, os principais pré-candidatos aonde devem ser polarizadas as discussões políticas rumo às eleições de 2012.]]

A enquete perguntou ainda: Qual a melhor composição política: William Borges e Marlei Ferreira, William Borges e Betão Regazzo e William Borges e Dr. Antonelli.

O resultado obtido foi surpreendente e mostra o pré-candidato William Borges em ascensão e preparado para disputar as eleições de 2012.

Este meio de comunicação publicou editorial no início de 2011 com o título: As pedras no caminho publicado no dia 14 de fevereiro de 2011, portanto, um ano atrás. Na época, William Borges sofria graves e maldosos ataques por parte de um radialista da cidade. Enquanto sofria agressões injustas, ele recebia manifestações de apoio por parte da sociedade, por parte de pessoas que necessitavam de atendimento ( principalmente os pobres) e, acima de tudo, o apoio irrestrito do prefeito Peté.

Em fevereiro de 2011 este meio de comunicação lançava seu nome como pré-candidato a prefeito de Ibaiti. sondagens realizadas desde setembro de 2011 já apontavam o nome de William Borges espargido como água no pensamento popular.

Os ataques pessoais ( na época) a William Borges somente cessaram após longo enfrentamento da questão. Enquanto recebia ataques, a imprensa positivista mostrava o outro lado da moeda, provando a cada dia que passava que as agressões radiofônicas não passavam de um grave complô, formado por pesoas de má fé e que se prestaram ao mal jornalismo e à má informação para destruir um trabalho sério que se fazia.

Este jornal sempre pautou na defesa de William Borges e de toda a equipe do hospital, pois presenciou os fatos mais importantes que levaram à quase perfeição do sistema. Isso é papel relevante da imprensa, não como estava acontecendo na época, quando a falsidade, a mentira e a desonestidade ao narrar fatos não existentes pretendiam atrapalhar ou aniquilar um trabalho desenvolvido em prol da população.

Articulistas de plantão, apontam também que talvez esse não seja o fato principal que levou William Borges à ascenção fenomenal junto ao povo e ao respeito que a população tem para com ele. " "Mas, foi de suma importância essa defesa implacável em favor da verdade", disse um pollítico da cidade.

Destino?

Talvez, pois todos os homens ao nascerem são designados por Deus a assumir um papel de construção de vida e de projetos perante o mundo. E, este meio de comunicação afirma e reafirma que defenderá a verdade, como sempre o fez, doa a quem doer.