segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

DAIL CONTINUA FORTALECENDO O DESENVOLVIMENTO DE IBAITI

Perdas nas lavouras de cana desencadearam grave crise financeira na empresa.


Da redação
Tarciso de Carvalho

A empresa DAIL - Destilaria de Álcool Ibaiti passou por uma grave crise no ano de 2011 como jamais havia passado em toda a sua história. Crise agravada por vários fatores, inclusive os de natureza climática.




Segundo diretores da empresa, no ano de 2011, a empresa sofreu com grave intempérie natural. No mês de junho suas lavouras de cana foram atacadas fortemente por geadas e as perdas chegaram a aproximadamente 2.000 hectares de cana afetados, matéria-prima essencial à fabricação do álcool. Isso equivaleu a 60 dias de corte intensivo. A safra estava prevista para terminar em janeiro de 2012, devido a essas perdas, foi antecipada para novembro de 2011, quando não havia mais cana para ser cortada.

Em números, isso chega a milhões de reais de prejuízos. Somado a isso, a empresa Clarion da qual a DAIL faz parte, sofreu grandes prejuízos no Estado do Mato Grosso e assim, não pôde socorrer a empresa ibaitiense co-irmã.

Para 2012, de acordo com diretores, será a entressafra mais longa da história da empresa. Com a cana em formação nos campos, devido às perdas já citadas, a previsão de corte dá a estimativa de que a usina virá com força total no mês de maio e, consequentemente, as contratações se iniciarão no mês de abril.

Vários ativos da empresa foram colocadas à venda para sanar os graves e lamentáveis incidentes ocorridos. Vale citar que uma fazenda nas imediações do Rio do Peixe, própria para reflorestamento, contendo uma área de 1.200 alqueires está sendo negociada com a Klabim e outros interessados. Isso dará um aporte de capital capaz de sanar os dividendos com ações trabalhistas e zerar as dívidas da empresa, tornando-a forte e com previsão de crescimento acima da sua capacidade atual.

De acordo com um alto diretor, Reno Ferrari voltou da Itália com grandes esperanças de investimentos.
"Dom José nunca passou por uma situação dessas e está muito triste com o lamentável ocorrido, mas pede a todos os parceiros e àqueles que acreditam na DAIL e na honradez da família a atravessar a correnteza juntos, pois o futuro mostrará o quanto todos estão se empenhando em resolver o problema e edificar uma sociedade mais justa, humana e fraterna para todos", afirmou.

O diretor consultada, destacou o grande empenho do Prefeito Luiz Carlos Peté dos Santos a auxiliar no sanamento dos problemas. Viagem a Brasília poderá aumentar ainda mais o prestígio da empresa junto aos órgãos governamentais.

De acordo com o que afirmou, 80% das demissões voluntárias, ou aquelas que são comuns todos os anos devido à entressafra já foram pagas. O restante ainda está sendo cogitado o pagamento para o mais breve possível e a usina volta com força total em suas contratações no mês de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário