MORADORES DO BAIRRO 25 VÃO COBRAR DOS VEREADORES A APROVAÇÃO DAS ESCRITURAS
Da redação
Tarciso de Carvalho
O Bairro 25 é assim chamado por ter sido loteado ao longo de 50 anos sobre a área da antiga linha férrea desativada ainda nos anos 70.
A princípio, o bairro 25 se transformou num grande bolsão de pobreza. Formado pela Rua da Amizade não possui rede de esgoto e oficialmente não pertence ao mapa geográfico do Município, não podendo receber melhorias oficiais como asfaltamento dentre outros benefícios.
A regularização Fundiária foi patrocinada pelo Governo do Estado que está financiando o projeto em vários Municípios paranaenses. Ibaiti é uma da cidades que realizou a regularização em primeiro lugar.
A Câmara de Vereadores deverá votar o projeto em uma das suas primeiras sessões legislativas após o recesso Legislativo. Estima-se que vá para votação no mês de março.
A reportagem esteve em vários pontos do Bairro 25 e a esperança da população é enorme, pois muitos querem pagar IPTU para que os benefícios sejam concedidos.
A regularização desses terrenos trará grandes vantagens à população excluída do bairro 25. O valor dos imóveis aumentará e todos poderão investir em suas moradias e, acima de tudo, todos se sentirão parte integrante da cidade de Ibaiti.
De acordo com uma moradora, ela está a 40 anos morando no bairro e durante todos esses anos sonha com a escritura do seu terreno.
"Chegou o momento e todos nós teremos muito a agradecer aos políticos da cidade que viram o nosso sofrimento. Precisamos de asfalto, de rede de esgoto, melhorar as casas e com esse projeto da prefeitura poderemos realizar todas as nossas vontades", disse dona Maria da Silva.
Outro morador afirmou que os moradores do 25 irão todos à Câmara para ver qual vereador votará a favor e qual votará contra, pois as escrituras são direito de todos.
O Prefeito Luiz Carlos Peté dos Santos enviou à Câmara de Vereadores, ainda no ano passado, o projeto de Regularização Fundiária. Este projeto prevê, após a aprovação da Câmara, a entrega de 950 escrituras públicas a lotes do Bairro 25.
Nenhum comentário:
Postar um comentário