sexta-feira, 16 de março de 2012

Município de Bituruna (PR) amanhece sem prefeito

Com informações do blog de Sailon Roberto

Rodrigo Rossoni (PSDB).
O município de Bituruna, na região Sul do Paraná, amanheceu sem prefeito nesta sexta-feira (16).
No início da tarde de ontem (15), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) confirmou a cassação do mandato do prefeito Rodrigo Rossoni (PSDB), filho do presidente estadual do PSDB e da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni, por abuso do poder econômico.

Ainda na tarde ontem, a juíza Leonor Bisolo Constantinopolos Severo, da 153ª Zona Eleitoral de União da Vitória, diplomou o segundo colocado nas eleições de 3 de julho (fora de época) e determinou que Carlos Roberto de Oliveira da Silveira (PP), o Robertinho, e o vice dele, Elvis Camargo (PR), devem assumir a prefeitura em até cinco dias.

Enquanto a posse de Robertinho não acontece, seria praxe que a prefeitura fosse comandada interinamente pelo presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Padilha. Mas, na prática, não é isso o que ocorreu. Aliado de Rossoni, o presidente da Câmara reluta em sentar-se na cadeira de prefeito.

Paralelamente, Valdir Rossoni disse em entrevista que o filho vai recorrer da decisão do TRE em instâncias superiores. Ele criticou a celeridade da Justiça na cassação de Rodrigo. Fonte: blogdoesmael.
QUE TAL UM BIFINHO?
 ESPERA LÁ.
 DEIXA-ME PASSAR A MINHA RECEITA.


DOIS BIFES TAMANHO MEIO A IGUAL A CAVALO, 5 CEBOLAS PICADAS EM RODELA.
 UMA LATINHA DE ERVILHA, UMA LATINHA DE MILHO VERDE. 10 GRAMAS DE BACON BEM FRITO.

ESTA RECEITA NÃO VAI AQUELE NEGOCINHO QUE A GALINHO PÕE PELA BUNDINHA.

MODO DE PREPARAR. COLOQUE O BACON NA FRIGIDEIRA, SE TIVER FRIGIDEIRA, SENÃO TIVER FRIGIDEIRA, PODE COLOCAR EM QUALQUER PANELA, DESDE QUE A PANELA TENHO FUNDOS E CAIBA UM BIFE TAMANHO CAVALO, MAS SEM AQUELE NEGÓCIO QUE  A GALINHA PÕE TODOS OS DIAS PELA BUNDINHA, QUANDO TEM GALO NO QUINTAL.

 SEM ÓLEO, SEM BANHA. O CEERTO É COLOCAR MARGARINA, SEM SAL PARA NÃO SUBIR A PRESSÃO ARTERIAL.

 ENTENDEU?

NÃO?.
VOU REPETIR. COLOQUE O BACON NA FRIGIDEIRA, E É LÓGICO, ACENDA O OLHEIRO DO FOGÃO. DEPOIS QUE O ISQUEIRO SOLTAR FAÍSCA E VOCÊ PERCEBER QUE  O OLHEIRO DO FOGÃO PEGOU FOGO E AS CHAMAS FICAREM TOTALMENTE AZUIS, PORQUE SENÃO ESTIVEREM AZUIS, CORRA ATÉ O SUPERMERCADO E COMPRE O GÁS, PORQUE SEU BUTIJÃO ESTÁ VAZIO, OU QUASE.

ESTÁ ME ENTENDENDO? SENÃO ESTIVER ENTENDENDO, PODE DEIXAR QUE ESCREVO TUDO NOVAMENTE PARA QUE ISSO FIQUE ENCALACRADO EM SUA MENTE PREGUIÇOSA E INDECENTE E DEVASSA QUE SÓ PENSA EM BUNDA DE MULHER.

PORQUE SERÁ QUE HOMEM ACHA BUNDA DE HOMEM FEIA E DESPROPORCIONAL AO TAMANHO?

NÃO SEI. NÃO ADIANTA ME PERGUNTAR QUE NÃO SEI RESPONDER.

DEPOIS QUE O BACON SOLTAR AQUELE SABOR DE BACON, JOGUE AS CINCO CABEÇAS DE CEBOLAS PICADAS SOBRE O BACON JÁ CHEIRANDO A BACON FRITO E DEIXE DAR O SABOR DE  CEBOLA FRITA.

DEPOIS QUE DER O SABOR DE CEBOLA FRITA, ACRESCENTE O BIFE BEM DISPOSTO E DEITADINHO IGUAL DEFUNTO INERTE SOBRE A MESA - QUER DIZE4R, O HÍFEM ME ATRAPALHOU AQUI - ACRESCENTE A CEBOLA, ALIÁS, O BIFE BEM DEITADINHO E QUIETINHO SOBRE AS CEBOLAS CHEIRANDO A CEBOLAS FRITAS.

DEPOIS, COM UMA ESPUMADEIRA, VÁ JOGANDO AS CEBOLAS COM CHEIRO DE CEBOLA E O BACON COM CHEIRO DE BACON SOBRE O BIFE.

AINDA MAIS DEPOIS QUANDO DER CHEIRO DE BIFE BEM PASSADO, JOGUE QUEIJO RALADO SOBRE O BIFE CHEIRANDO A BIFE BEM PASSADO, MAS NÃO DEIXE O QUEIJO RALADO SE RALAR MUITO, É SÓ UM GOSTINHO DA CULINÁRIA NORMAL QUE TODO MUNDO SABE FAZER.

NÃO INVENTE MUITOS 'RIQUIFOQUES', SENÃO O BIFE NÃO VAI DAR GOSTO DE BIFE.

NUNCA ESQUECER QUE O MILHO VERDE EM CONSERVA E A ERVILHA TAMBÉM EM CONSERVA NÃO DEVEM TER GOSTO DE MILHO E DE ERVILHA FRITA.

E DEPOIS, SABE O QUE VOCÊ FAZ?

COMA.

ENTENDEU?
NÃO?
ENTÃO LEIA NOVAMENTE, DEZ VEZES SEGUIDAS QUE VOCÊ, ALÉM DE APRENDER ESTA RECEITA, VOCÊ IRÁ TAMBÉM DECORÁ-LA E TODA VEZ QUE RESOLVER FAZER UM BIFE QUE FIQUE COM SABOR DE BIFE, VOCÊ NÃO PRECISARÁ PROCURAR NAS NOTÍCIAS ANTIGAS DO BLOGDOTARCIZO PARA FAZER UM BIFE COM GOSTO DE BIFE.
VALHA-ME, MEU DEUS, PORQUE ALEGRIA DEMAIS É PECADO E, QUE POR SINAL, TRISTEZA DEMASIADA TAMBÉM É A MORTE.

NA MELHOR DAS HIPÓTESES, É MELHOR MORRER DE GRANDE CONTENTAMENTO, QUE DE OCIOSO TÉDIO E TRISTEZA QUE AGRAVA E FINCA PONTIAGUDAMENTE SUSPIROS INFERNAS NA ALMA.

PORQUE TRISTEZA DEMAIS, SENHOR DOS SENHORES, É VER OS CACHOS DA VINHA NÃO VINGAREM POR FALTA DE ÁGUA E DE ADUBO; SERIA PERCEBER QUE A ÁRVORE DA VIDA NÃO VINGOU E QUE A ROSEIRA ENTEDIADA NÃO DEU FLORES.

QUE PRINCIPALMENTE, NÃO DEU ESPINHOS.
AH!

ESQUECI DE ESCREVER. É QUE ESTOU A PONTO DE DIZER QUE NÃO SOU UM INÚTIL. E QUE ESTOU APENAS APLICANDO OS TALENTOS QUE DEUS ME DEU. EU NÃO OS ENTERREI COM MEDO DE PERDÊ-LOS.

ESTOU AQUI, MAS AINDA AFLITO. PRECISO DE UM PSCICOTRÓPICO, OU ALGUM REMÉDIO PARA ANSIEDADE!

VALHA-ME, MEU DEUS, NESSAS HORAS DE ALEGRIA EXTREMA!
ESTOU SABOREANDO UM CHEIO DE VITÓRIA NO AR

Esquentei uma carninha velha, uns nacos de costela frita, com aquela baninha básica, mandei o garçom abrir uma bier bavária e, estou aqui, numa alegria quase incomensurável.

Por que será?
CHUVA DE ACESSOS NESSE MOMENTO

Estou de olho nas estatísticas de acesso nesse momento. Depois posto todo o resultado por região e por país e por quais navegadores os internautas estão acessando.
PETÉ CONVOCOU ONTEM TODO O SECRETARIADO E ANUNCIOU RESULTADO DE PESQUISA PARA DECIDIR SOBRE O PRÉ-CANDIDATO OFICIAL

O prefeito Luiz Carlos Peté dos Santos, presidente do PSDB local, convocou ontem o secretariado e os pré-candidatos interessados no pleito de 2012 e deu o esperado, tanto pela população, quanto para os partidários do prefeito.

Segundo a pesquisa feita por um instituto de Londrina, foram consultadas 2.000 pessoas em todos os bairros do Município ( zonas urbana e rural).

Os entrevistados puderam responder a uma série de questões, entre elas, qual o pré-candidato que mais aspira à vontade popular?

Entre os nomes do  grupo situacionista estavam: Dr. Geiel, Claudio Gerolino, William Martins Borges, Marlei Ferreira Siqueira e Dr. Antonelli.

Os três: William Borges, Dr. Antonelli e Marlei Ferreira somaram juntos 66% das intenções.

Na pergunta: qual a melhor composição? William Borges e Dr. Antonelli, segundo os entrevistados têm total possibilidade de vencerem as eleições.

No quisito rejeição: Dr. Geiel teve em torno de 9%. William Borges, 1% e Dr. Antonelli, 0,5%.

31% dos entrevistados disseram votar em candidato apoiado pelo prefeito e 31% disseram não votar. Sendo assim, 38% vão estudar qual seria o candidato apoiado pelo prefeito.

William Borges apareceu com 18% das preferências. Dr. Antonelli com 23% e Marlei Ferreira com 24%, já Dr. Geiel apareceu com menos de 4%.

O candidato oposicionista saiu com 24% das intenções dos entrevistados. O nome do Oposicionista foi figurado na pesquisa, de acordo com o diretor do instituto, para comparações.

Se as eleições fossem hoje, segundo o que consta, William Borges e Dr. Antonelli venceriam as eleições.

O prefeito Peté se tranquilizou quanto à sua escolha e a diferença na reunião, pairou com o vereador Sidnei Róbis que disse em alto e bom som " O PTB e todos os correligionários do partido estão com William Borges". Já Dr. Antonelli, vendo uma fiçura de impossibilidade de sua pré-candidatura devido aos trabalhos anunciou para todos que "EU ESTOU COM WILLIAM BORGES". O mesmo tom foi seguido pelo Secretário de Educação, Edemir Gomes que afirmou estar com William Borges.

Assim, todos os depoimentos se reverteram em apoio a William Borges, menos o advogado Geiel Ferreira que reluta e quer brigar, dizendo que não abre mão de sua pré-candidatura, mesmo sabendo da sua rejeição, ou antipatia popular.

Se de fato Dr. Antonelli não puder ser, numa futura composição, vice de William Borges, abriu-se uma brecha no esquema e poderemos ter o Vereador Sidnei Róbis como pré-candidato a vice de William Borges.

De acordo com informações, Windsor ( marinheiro) Martins Borges, que será um dos coordenadores de campanha, já foi consultado via telefone para conversa informal com o pré-candidato oposicionista, Beto Regazzo, que está emRondônia.

Articulistas desconfiam de que Beto Regazzo, pelo interesse da conversa, deva se propor a sair vice de William Borges, já temendo longa batalha pela frente, já que sua pré-candidatura não decolou da maneira que o seu grupo imaginava.

Nesse caso, seria uma das eleições mais tranquilas de todos os tempos em Ibaiti.

Depois dos protestos veementes de Dr. Geiel, o prefeito Peté abriu mais uma brecha para convencer o advogado de que seu nome não decolou. Convocou outra pesquisa apenas com os seguintes nomes: William Borges, Dr. Geiel, edemir Gomes e Sidnei Róbis e qual seria a melhor composição.

William Borges teve uma noite tranquila, chegando a um momento de perceber que as mãos de Deus na mente do povo e em seu coração, bateram fortes no dia de ontem e já se prepara para fechar as gavetas de Secretário de Saúde no dia 29 e partir para o trabalho corpo-a-corpo com a comunidade.

Depois da teimosia de Dr. Geiel, Peté ainda teria outra opção para provar a todos que William Borges (PSDB) é o que mais se identifica com o pensamento popular: convocar uma pré-convenção partidária do PSDB para o dia 28 de março e lançar os dois nomes para votação entre os filiados do partido: WILLIAM BORGES ( chapa um) e DR. GEIEL ( chapa dois).

Aí os filiados do partido escolheriam e dariam fim a toda essa revolta do ' baixinho'.

Suspeito de homicídio tenta se entregar, mas é liberado pela polícia

Não havia mandado contra ele; caso aconteceu em Campo Mourão, no PR.
Inquérito está com promotora para análise; desculpa é excesso de processos.

Do G1 PR com informações da RPC TV
 
Um homem suspeito de cometer um homicídio há dois anos, em Campo Mourão, no Paraná, tentou se entregar duas vezes, mas foi liberado. Na primeira vez, ele se apresentou à delegacia. Em seguida, foi ao fórum, pedir para ser preso, mas em ambos os lugares, saiu pela porta da frente
 De acordo com a polícia, o suspeito continuou solto porque não há mandado de prisão contra ele. A polícia já havia pedido o mandado há cerca de um ano, mas o inquérito está parado no fórum da cidade. Ele está nas mãos de uma promotora, que analisa o caso.
Apenas quando a análise ficar pronta, o processo será encaminhado ao juiz responsável que, então, irá decidir se o acusado deve ou não ser preso. Até lá, ele irá aguardar a decisão em liberdade.
ESTOU AQUI DE OLHO NAS ESTATÍSTICAS DE ACESSO AO BLOG

Não tiro os olhos das estatísticas de acesso ao blog. Acho legal esse acompanhamento, pois os internautas são as pessoas mais importantes desse projeto " limpa Ibaiti".

Sei que tem gente que não gosta dos comentários e me chamam de otário, de imbecil...e eu estou pouco cagando com isso.

Não estamos na era da ditadura militar e a liberdade de expressão nos é garantida pela Constituição Federal e talvez, em minha análise, seja algo sagrado para todos, para a concepção de que é estado de direito de verdade.

Minhas opiniões, graças a Deus, tem rumo e direção. Elas não são como estradas que possuem curvas. Minhas opiniões são horizontais e não verticais. Elas têm caminho reto, porque nunca divergem daquilo que penso e sinto ser necessário para a mudança de pensamentos nebulosos daqueles que nunca têm opinião, mas que pensam aquilo que os outros pensam.

Justiça cassa filho de Rossoni em Bituruna; Robertinho assume a prefeitura às 16 horas


Rodrigo Rossoni (PSDB).
O juiz Irajá Pigatto Ribeiro, da 153ª Zona Eleitoral, do TRE, confirmou no início desta tarde (15) a cassação do prefeito de Bituruna, Rodrigo Rossoni (PSDB), por abuso do poder econômico.

De acordo com a decisão judicial, o segundo colocado nas eleições de julho, Carlos Roberto de Oliveira Silveira (PP), co­­nhecido como Robertinho, assumirá a prefeitura ainda hoje às 16 horas.

O prefeito cassado é filho do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Valdir Rossoni (PSDB). A acusação é que cada voto de Rodrigo custou R$ 69,27, cuja totalidade representa em dinheiro cerca de 25% do PIB anual de Bituruna. Fonte: blogdoesmael

Olha o tamanho da passeata dos professores em Curitiba

Foto de Adilson Faxina.
 
O vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns (PSDB), se comprometeu hoje a apresentar uma proposta aos professores da rede de ensino estadual até o próximo dia 27 de março.

A APP-Sindicato levou à mesa nesta tarde às seguintes reivindicações: implantação de um terço da jornada dos professores como hora-atividade; aplicação do novo valor do Piso Nacional do Magistério (que teve um reajuste de 22,22%). O Paraná está 18,67% abaixo do PSPN; reajuste de 14,13% para funcionários de escolas; implantação de um novo sistema de atendimento à saúde, em substituição ao atual modelo do Estado, o SAS e, por fim, a destinação de no mínimo 10% do Produto Interno Bruto (PIB) – que é a soma de toda riqueza produzida no país – para o setor.

Na manhã desta quinta-feira (15), cerca de 6 mil professores paranaenses marcharam da Praça Santos Andrade (prédio histórico da UFPR) até o Palácio Iguaçu, sede do governo do estado, onde uma comissão da APP foi recebida pelo secretário Flávio Arns. Fonte: blogdoesmael

Discussão sobre uso do Twitter em campanha eleitoral deve ser retomada pelo TSE

via portal Imprensa
Deve ser retomado nesta quinta-feira (15/3) o julgamento do recurso de Índio da Costa, que recebeu multa em 2010 por divulgar uma mensagem no Twitter quando concorria à presidência da República.

Na ocasião, Costa foi multado em R$ 5 mil após o ministro Henrique Neves analisar a representação do Ministério Público Eleitoral, de acordo com o Conjur. Para Henrique Neves, o candidato fez propaganda eleitoral antecipada ao pedir votos para José Serra no Twitter.

O caso foi levado ao Plenário em março de 2011 quando o ministro Aldir Passarinho Júnior se disse a favor da manutenção da multa, alegando que o Twitter pode ser considerado um meio popular de difusão de mensagens.

Já o ministro Dias Toffoli afirmou que as mensagens postadas no Twitter fazem parte de uma conversa como outra qualquer feita pelo telefone, por exemplo. Ele entendeu que interferir nessa comunicação contraria a liberdade de expressão garantida pela Constituição.

Depois de um pedido do ministro Marcelo Ribeiro, o julgamento foi suspenso. Retomado em fevereiro deste ano, Ribeiro votou pela manutenção da multa para Índio da Costa. Interrompida novamente, por pedido do ministro Gilson Dipp, a discussão deve ser retomada mais uma vez nesta quinta. Fonte: blogdoesmael

Desenvolvimento Urbano

Sedu orienta municípios a buscar recursos federais para projetos de turismo

Os municípios do Paraná têm prazo até o próximo dia 30 deste mês para apresentarem propostas de projetos na área de infraestrutura turística e garantir recursos públicos federais disponíveis no Orçamento Geral da União (OGU). A informação é da Coordenadoria Técnica da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu) e está disponível no portal www.desenvolvimentourbano.pr.gov.br.

“O serviço prestado pela Sedu é um importante instrumento para que prefeituras de todo o Paraná possam ter acesso aos recursos federais disponíveis”, afirma o secretário do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri. Segundo ele, além de facilitar o acesso a essas informações, a Sedu dispõe de corpo técnico qualificado para auxiliar as prefeituras de todo o estado a elaborar projetos para garantir os recursos disponíveis no Orçamento Geral da União (OGU).

Ao consultar o link “Transferências Municípios - PR OGU”, na lateral direita da página da Sedu, os agentes públicos podem obter informações sobre as transferências voluntárias para aos municípios. Nesta semana, de acordo com a equipe técnica da Sedu, o Sistema de Convênio (Siconv) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão disponibilizou o programa de apresentação de propostas para projetos de apoio à infraestrutura turística.

O município, órgão público municipal ou consórcio público municipal que tiver interesse em apresentar proposta deve, inicialmente, providenciar seu cadastro no Siconv. Em seguida, deve elaborar a proposta e inclui-la no Siconv para análise. Posteriomente, a proposta deverá ser submetida ao governo federal. Aprovado o projeto, será assinado o contrato de repasse dos recursos com o governo federal.

Dentre os projetos de infraestrutura e equipamentos urbanos diretamente relacionados às atividades turísticas estão estradas turísticas, ferrovias, pontes, rodovias, túneis e viadutos, orlas fluviais, lacustres e marítimas; terminais rodoviários, ferroviários, aeroviários, fluviais, lacustres e marítimos; edificações de uso público, destinadas a atividades indutoras de turismo (centros de cultura, museus, casas da memória, centros de convenções, centros de apoio ao turista, teatros, centros de comercialização de produtos artesanais e mirantes públicos).

Também estão previstos projetos de escolas para qualificação de mão-de-obra para setores de gastronomia, hotelaria e turismo; parques ecológicos, temáticos e de exposições e rodeios; pórticos e portais, sinalização turística; preparação de sítios arqueológicos e geológicos; restauração de edifícios, monumentos e conjuntos históricos; aquisição de mobiliário, equipamentos e material permanente, necessários à funcionalidade dos objetos apoiados.

Informações adicionais sobre os procedimentos a serem adotados podem ser obtidas na Coordenadoria Técnica da Sedu, pelo telefone (41) 3250-7223.

ONTEM FOI O DIA.
O FURDUNGO FOI GENERALIZADO NA PREFEITURA.

Daqui a pouco vamos relatar a ata do dia. Deixa-me tomar banho primeiro, porque me deu uma pinicação no corpo esse troço, e um homem precisa tomar banho de vez em quando, prá ficar bem cherosinho e assim, demarcar seu espaço no mundo das fêmeas.

Após novo vazamento, Chevron pede suspensão de atividades no país

da Folha.com
Charge de Sponholz.
 
A Chevron informou nesta quinta-feira que pediu para a ANP (Agência Nacional do Petróleo) a suspensão de suas atividades no Brasil para estudar melhor a geologia do país.

A solicitação ocorre após a empresa ter identificado um novo vazamento de petróleo na área da bacia de Campos, onde em novembro do ano passado ocorreu um acidente da companhia, no campo de Frade.
A companhia opera apenas na região.

Foi identificada uma mancha pequena no oceano, de apenas cinco litros. Segundo informou a empresa, foram identificados três novos pontos de afloramento de petróleo na região e as medidas de contenção já foram tomadas.

A Chevron disse que esse vazamento não tem relação com o que houve em novembro –ou seja, trata-se de outro.

A ANP informou que técnicos da agência estiveram no Centro de Comando de Crise da Chevron e determinaram a instalação de um coletor no novo ponto de vazamento identificado pela empresa.
“Dispositivos de contenção foram imediatamente instalados para coletar gotas, pouco frequentes. Hoje, algumas pequenas bolhas foram vistas na superfície”, informou a Chevron à Folha.

A empresa comunicou ontem o novo afloramento ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais) e disse que instalou três SCCTs (pequenos sistemas de contenção subaquática) nos locais onde o óleo estava saindo.

Os novos pontos de afloramento estão a aproximadamente 3.000 metros à leste de onde se encontra o poço MUP-1, no campo de Frade, na bacia de Campos, onde ocorreu o acidente há quatro meses que derramou 2.400 barris (381,6 mil litros) de petróleo no mar e que resultou na abertura de processos judiciais contra a Chevron, em autuações e pedido de indenização no valor de R$ 20 bilhões.

Desde então, a Chevron luta para conter um persistente gotejamento de petróleo que sai das rochas rompidas pelo acidente. “Embarcações fazem o monitoramento e disperção de qualquer mancha local”, informou a Chevron.

Segundo a empresa, além de continuar a varredura nas três novas áreas identificadas, a Chevron mantém o Plano de Emergência Individual ativo desde novembro de 2011.

SUSPENSÃO

A petroleira e a ANP (Agência Nacional do Petróleo) divergem sobre as causas do acidente que provocou o vazamento no campo de Frade, informou nesta semana a diretora-geral do órgão regulador, Magda Chambriard.

A agência concluiu as investigações sobre o incidente e manteve a decisão que impede a petroleira de realizar perfurações de poços para encontrar petróleo.

Magda afirmou que a Chevron ainda não soube identificar as reais causas do vazamento e, por isso, também não foi capaz de provar que está capacitada para mitigar riscos e voltar às operações de perfuração.
A agência, porém, está esperando que a Chevron apresente novas conclusões que levem a uma convergência de dados.

“Acredito que a Chevron resolva isso em breve”, afirmou a diretora-geral da ANP.
Magda não deu detalhes sobre as conclusões das investigações, justificando que está dando tempo para a petroleira fazer sua defesa.

Mas recentemente, em entrevista exclusiva à agência Reuters, ela disse que o projeto do poço exploratório da Chevron no campo de Frade não mostrava uma falha geológica que pode ter sido determinante para o vazamento de petróleo no local.

“Esse desenho do poço teria funcionado perfeitamente não fosse uma falha que estava ali que não estava no projeto do poço. Por que essa falha não estava ali no desenho? A sísmica mostrava ou não?”, disse Magda na ocasião, antes de se tornar diretora-geral da ANP, ao ser indagada se a ANP conhecia as condições de pressão do reservatório que a Chevron perfurou.

O relatório da Polícia Federal sobre o acidente, pelo qual indiciou Chevron, Transocean (dona da sonda que operava no local) e funcionários envolvidos na perfuração, concluiu que o poço onde ocorreu o vazamento não poderia ter sido perfurado.

Mas antes de realizar a perfuração, a petroleira recebeu aval da ANP, como de praxe na indústria petrolífera brasileira.

A nova diretora-geral disse ainda que a Chevron terá amplo espaço para se defender no caso –o principal executivo da companhia disse nesta terça-feira, nos EUA, que espera ter um tratamento “justo” no Brasil.

BOAS RELAÇÕES

O presidente da Chevron para África e América Latina, Ali Moshiri, disse na última quarta-feira que a petroleira está colaborando com a ANP para fornecer informações e que vai acatar as suas recomendações.
Ele afirmou que a petroleira americana respeita as decisões dos governos de onde atua e espera que as “boas relações” com o Brasil sejam mantidas.

“Nossas operações são muito transparentes. Temos apresentado relatórios diários do que fazemos para a ANP, aos nossos parceiros, ao ministro também”, disse Moshiri.   Fonte: blogdoesmael