sexta-feira, 11 de março de 2011

EM PARCERIA COM SENAR E SINDICATO PATRONAL, PREFEITURA REALIZA CURSO DE PANIFICAÇÃO PARA TRABALHADORAS RURAIS


Terminou hoje (11) o curso de Panificação oferecido a trabalhadoras rurais pela prefeitura municipal de Ibaiti em parceria com o Sindicato Rural Patronal e Senar. As participantes do curso vieram da Fazenda Planalto, Assentamento Modelo e tiveram toda a assistência de transportes oferecido pela Prefeitura de Ibaiti.
Durante o evento de entrega dos diplomas na casa da Criança, esteve presente o prefeito Luiz Carlos Peté dos Santos, o Presidente da Câmara, Claudio Gerolino, o Presidente da OAB, Geiel Heidgger, o Chefe dos Transportes Escolares, José Alves, mais conhecido por Gordo.
Na oportunidade, a Primeira Dama, Fátima dos Santos enalteceu a presença de todas as mulheres, bem como das parceiras do projeto, Edinéia, Denise, Dejanira do Senar. Ela afirmou que a administração Peté tem buscado parcerias para elevar o empreendedorismo rural.
Claudio Gerolino, que também é Presidente do Sindicato Rural Patronal disse que a parceria com a Prefeitura e outros órgãos e o Sindicato tem disponibilizado vários cursos  anualmente e que isto tem significado muito na melhora da qualidade de vida dos ibaitienses.
"O Sindicato Patronal Rural de Ibaiti é um dos mais atuantes do Norte Pioneiro", disse.
O  Prefeito Peté disse em seu pequeno discurso que a prefeitura de Ibaiti , durante esses seis anos de adminsitração Dignidade e Progresso tem viabilizado várias parcerias para oferecer cursos aos pequenos produtores rurais e que isso vai refletir na melhoria da renda familiar.
"Isso que está acontecendo neste dia de hoje muito nos sensibiliza e nos deixa orgulhosos do nosso trabalho".
Quinze trabalhadoras rurais receberam o diploma de técnicas em panificação.

PROFESSORES PEDEM AUMENTO DE SALÁRIOS


A presidente do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica do Município de Ibaiti – Fundeb, professora Reni Aparecida Paulo, e a vice-presidente, professora Elisandra Rosa, acompanhadas pela secretária municipal da Educação, Creusa da Costa Mendes, participaram de audiência com o prefeito Luiz Carlos Peté dos Santos, a fim de reivindicarem reajuste salarial para o quadro de professores do Município. Em diálogo com o prefeito, na manhã desta quinta-feira, dia 24, elas ponderaram enfáticamente sobre a desmotivação da classe em virtude da defasagem salarial. Alegam que a insatisfação foi generalizada porque o reajuste de salário estimado em 10%, previsto para o mês de outubro de 2010, não foi autorizado pelo executivo Municipal.
Peté por sua vez, apontou que os reajustes de 45,21% concedidos no decorrer dos seis anos da atual gestão administrativa superam os 29,41% de inflação acumulada no período. Lembrou ainda, que o reajuste de 8% concedido em fevereiro de 2010 também superou o índice inflacionário do ano, que foi de 5,91%. “Portanto, a alegação de defasagem salarial não se justifica. Além disso, no mês de outubro do ano passado nós estávamos no auge da campanha eleitoral, que nos impedia de conceder reajustes salariais”, argumentou.
Entretanto, o prefeito acatou a reivindicação e adiantou que se reunirá com o secretário administrativo do Município, juntamente com a secretária municipal da Educação, para discutir sobre o assunto: “Nós acreditamos que temos um dos melhores quadros de professores do Estado e por isso merecem a nossa consideração e, principalmente, uma boa remuneração. Estudaremos o assunto cuidadosamente”, garantiu.

VIA BLOG DO ESMAEL

Gleisi quer mais rigor na aplicação da Lei Maria da Penha

da Agência Senado
* “Não podemos retroceder nas conquistas obtidas”, diz a senadora

Senadora Gleisi Hoffmann.
Para garantir mais proteção às mulheres vítimas de violência, a senadora Gleisi Hoffmann (PT) quer mais rigor na aplicação de penas relativas a crimes previstos pela Lei Maria da Penha. Um projeto de lei apresentado pela senadora em fevereiro, propõe a alteração da Lei dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais proibindo a suspensão condicional do processo aos crimes regidos pela Lei Maria da Penha.
“Gostaria que pudéssemos fazer a aprovação do projeto no mês de março, dando esse presente às nossas mulheres e fazendo uma homenagem à Lei e também à Maria da Penha. Devemos estar permanentemente alertas no combate a todas as formas de violência contra a mulher. Não podemos retroceder nas conquistas obtidas.”
Gleisi tomou a iniciativa de apresentar o PLS nº 49 depois que a 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) deixou de aplicar a Lei Maria da Penha, que prevê a prisão imediata em caso de violência doméstica contra a mulher. O agressor foi solto porque foi concedido um habeas corpus com base na lei dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais.
“A decisão do STJ altera o entendimento anterior. Afinal, a Corte deliberou que a Lei Maria da Penha é compatível com a Lei de Juizados Especiais, que permite a suspensão de pena quando a condenação for inferior a um ano. Suspensão essa que, cumpre ressaltar, é expressamente vedada na Lei Maria da Penha. Só que, entretanto, a Lei Maria da Penha não revoga expressamente o dispositivo contido na Lei de Juizados Especiais”, observou.
O projeto vai alterar essa distorção. “Espero que, de fato, a gente possa mexer na Lei de Juizados Especiais e não deixar mais que haja decisões como essa do STJ.”
Gleisi considera a aprovação do PLS de extrema importância, pois a aplicação da Lei Maria da Penha vem contribuindo para mudar a cultura dos brasileiros e brasileiras.
Dados do Instituto de Pesquisa Econômica (Ipea) demonstram que 91% da população é a favor da responsabilização criminal do infrator nos casos em que a mulher sofre agressão de seu companheiro, mesmo que ela não apresente ou que retire a queixa. Tais dados indicam ainda que 78,6% dos entrevistados consideram que a Lei Maria da Penha pode evitar ou diminuir a violência contra as mulheres.
“Por isso a importância do rigor da lei, em fazer com que a penalidade aconteça ainda que a pena seja inferior a um ano. Temos que proteger a família, proteger as mulheres, porque muitas das vezes essas mulheres não fazem a denúncia ou, quando fazem, depois voltam atrás porque são também intimadas por seus companheiros e dependem deles para sobreviver”, justifica.
Para Gleisi, a violência contra a mulher é a pior violência praticada na sociedade, porque, via de regra, é violência contra a mulher e contra a criança. “Uma sociedade que é violenta dentro de casa nunca vai ser pacífica nas suas relações de comunidade. Portanto, a violência contra a mulher é a origem da violência na sociedade. Uma criança que nasce e cresce vendo o pai bater na mãe, vendo o pai desrespeitar a sua companheira não é uma criança que vai poder dar paz ao mundo. Portanto, nossa responsabilidade de punir o agressor no ambiente doméstico é muito grande. Mesmo que a pena seja de menos de um ano, não pode haver suspensão. Temos que ter a pena aplicada.”

VIA BLOG DO ESMAEL

Rossoni intensifica nepotismo na Assembleia
3 de Março de 2011 - 17:59
* Presidente da Casa nomeia pai, mãe e filha
O pai Manoel Osório Taques – “Maneco”, ex-vereador de Ponta Grossa e ex-presidente da Companhia Pontagrossense de Serviços (CPS), ocupa o cargo simbologia G4 do Gabinete da Primeira Secretaria, ocupada pelo deputado estadual Plauto Miró Guimarães Filho (DEM); a mãe e ex-esposa de “Maneco”, Cintia Helena Marchesini, ocupa o cargo simbologia G2, também do Gabinete da Primeira Secretaria; e a filha de “Maneco” com Cintia, Carla Marchesini Taques, ocupa o cargo simbologia G5, da Diretoria de Pessoal. “Maneco” é chefe de gabinete da Primeira Secretaria e Carla é advogada.
Os nomes dos três aparecem na lista do Portal da Transparência da Assembleia, divulgada ontem.


PARA EVITAR TRAGÉDIAS, SERÃO INSTALADAS LOMBADAS ELETRÔNICAS NA BR 153

O prefeito Luiz Carlos dos Santos Peté vem desde o ano passado requerendo junto ao DNIT que construísse lombadas eletrônicas, ou instalação de radares no trecho que corta a cidade, bem como no trevo de Japira para evitar tragédias como as acontecidas no ano de 2010.
Somente no trevo de Japira, no ano de 2010, foram 10 mortes naquele cruzamento. É importante frisar que no trevo de Japira as sinalizações são excelentes, as placas indicam a velocidade máxima de 60 KM, porém, motoristas extrapolam os limites de velocidade passando o trecho em altas velocidades.
No trecho da rodovia que corta a cidade, dividindo o centro urbano e vilas, como é o caso da Vila Santo Antonio, o desrespeito dos motoristas é enorme e vários acidentes ocorreram ao longo dos anos.
O DNIT esteve em Ibaiti e junto ao prefeito demarcou os locais onde serão instaladas as lombadas eletrônicas para tentar frear essa onda de desrespeito.

ARTISTA PLÁSTICO PINTA MURAL DE BIBLIOTECA CIDADÃ

O artista plástico Adriano Luiz da Silva, o “Cowboy”, retratou a história de Ibaiti em painel pintado na fachada da Biblioteca Cidadã, que deverá ser inaugurada ainda neste mês de março, ao lado da Casa da Cultura. Com pinceladas sutis, traçadas sob a técnica de grafitagem em aerografia colorida, ele reproduziu um cenário que mostra o desdobramento de etapas históricas, com destaque para a exploração do carvão mineral que marcou a criação do Município, em outubro de 1947.
No painel, a sequência de imagens descreve o desenvolvimento socioeconômico em detalhes que lembram os áureos tempos da lavoura do café; a agropecuária, uma das principais atividades econômicas do lugar; a educação; a segurança e o comercio local com acessibilidade social garantida.
A obra é resultado de um projeto de autoria do próprio Cowboy, apresentado ao prefeito Luiz Carlos Peté dos Santos pela secretária municipal da Educação, Creusa da Costa Mendes. “O projeto inicial previa execução em outro local, mas tem uma originalidade cultural admirável e por isso optamos pela fachada da biblioteca”, justificou Creusa.
Para o prefeito Peté, além de divulgar a cultura ibaitiense, o acatamento do projeto também tem o propósito de valorizar o talento dos artistas regionais: “Além do motivo cultural, que coincide com a instalação da Biblioteca Cidadã, ao acatarmos o projeto nós o fizemos com o propósito de demonstrar valor e incentivo aos nossos artistas”, completou.
Cowboi é natural de Santo Antonio da Platina, mora em Ibaiti há oito anos e tem obras expostas em painéis e murais produzidos em vários municípios do Norte Pioneiro.

Na foto: Vereador Claudio Gerolimo, prefeito Peté, Cowboy e Creusa Mendes.