sexta-feira, 23 de março de 2012

A lição de Chico: “Não posso consertar nada, mas tenho obrigação de denunciar tudo”

“Muita falta me faz o contato com vocês. Porque eu sou um artista fiel ao meu público. Sempre trabalhei para as classes C, D e E. É assim que vejo o trabalho do humorista: eu não posso consertar nada, mas tenho obrigação de denunciar tudo. Foi isso que eu sempre tentei fazer. E acho que fiz. Porque estou fora da TV aberta há tantos anos e as pessoas continuam me reconhecendo e, o que é melhor, gostando de mim”
Eis, nas palavras do próprio Chico Anysio, uma síntese exemplar do seu trabalho. Pode soar como a voz de um marciano, hoje, mas é a visão de mundo de um humanista. Um artista que sempre fez humor popular com fé no poder iluminador e transformador das palavras.

Trajetória do humorista Chico Anysio

 Chico Anysio em foto de 1963. Chico diz que sua vida como humorista profissional começou no rádio, paralelamente à sua atividade de radialista. Em 1949, seu jeito para imitar vozes foi descoberto na Rádio Guanabara. Depois, o humorista passou pela TV Rio, Excelsior, Tupi, Record até chegar na Rede Globo, em 1969 Luiz Manoel/Acervo UH/Folhapress

O depoimento, gravado em 2007, está no DVD “Chico Especial”, comemorativo dos seus 60 anos de carreira. Ao longo das cinco horas e quarenta e quatro minutos de imagens reunidas nos dois discos há material de sobra para comprovar o que ele diz.

 não me refiro apenas aos personagens explicitamente de caráter político, como o magistral Justo Veríssimo, que dizia, na década de 80: “Na Corruptolândia, capital Corruptília, não haverá honestidade, logo não haverá pobre. Porque pobre é que tem a mania de ser honesto. Assim como honesto tem a desgraça de ser pobre.”
Chico nunca fugiu aos temas do seu tempo. Concordando-se ou não com a sua opinião, sempre colocou o dedo na ferida. Discutiu as mais variadas formas de opressão, preconceito e exclusão social, sempre pela ótica do humor.

Falou de religião, fé, misticismo, riu do mundo das celebridades, inclusive da própria Globo, mergulhou no universo do futebol, encarou o racismo, preconceito sexual… Veja se você é capaz de lembrar de um tema que algum dos 209 personagens criados por Chico não tenha falado…

“Fiz um sucesso que considero inconcebível”, diz Chico no DVD. “Fiquei 36 anos na Rede Globo com um programa que só mudava de título, mas no fundo era a mesma coisa, era eu fazendo tipos, sempre liderando o horário, e sempre sendo o primeiro programa a ser vendido e o melhor vendido a cada ano. Uma coisa gloriosa. Uma carreira que não posso reclamar de nada.”

“Chico Especial” é o principal registro oficial, até hoje, do trabalho do humorista. “Esse DVD tem a pretensão de contar uma história. A história da minha vida como artista”, ele diz, no depoimento de 20 minutos que encerra o disco 1.

Chico começou em 1947, na rádio Guanabara. Dez anos depois, ao estrear na TV Rio, pensou: “Tenho que inventar alguma coisa para mim. Eu vou ser aquele que faz vários.” Em 1971, contratado pela Globo com  a verba economizada pela emissora após demitir Chacrinha no ano anterior, propôs a Boni fazer “Chico City”.
Acho que este é o título que mais se aproxima do legado do artista. Mas é preciso dizer que Chico não criou só uma cidade, mas um mundo próprio.

Hackers conseguem invadir urna eletrônica; e agora José?

via Correio Braziliense
Uma equipe de especialistas em computação e segurança da informação da Universidade de Brasília (UnB) conseguiu mapear a ordem de votos inseridos em uma urna eletrônica, o que, em tese, tem potencial para quebrar o sigilo dos votos de uma eleição. A experiência foi feita ontem, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), durante o terceiro dia dos Testes Públicos de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação. O grupo, comandado pelo professor de Ciência da Computação Diego Aranha, 29 anos, organizou os votos na ordem cronológica de registro na urna a partir de uma eleição simulada.
A invasão ao sistema da urna que embaralha a ordem dos votos, no entanto, não colocaria em risco as eleições. É o que afirma Wilson Veneziano, membro da comissão organizadora dos testes e professor de Ciência da Computação da UnB. Segundo ele, só seria possível identificar quem votou em quem caso o hacker tivesse acesso à ordem em que cada eleitor foi às urnas para votar. Nas salas de votação, os eleitores são identificados apenas em uma lista por ordem alfabética.

No teste conduzido por Diego Aranha, o grupo da UnB conseguiu ultrapassar as barreiras de um programa da urna que embaralha a ordem dos votos para que não seja possível a quebra do sigilo. Segundo o TSE, as urnas registram somente os votos recebidos por candidatos, e não informações referentes ao eleitor.

“O grupo da UnB descobriu o sequenciamento da ordem em que os votos foram depositados, mas não conseguiu correlacionar os votos aos eleitores”, explicou Veneziano.

“Os testes são de alto impacto, de nível tecnológico avançado. Isso permite mostrar ao TSE que o software tem fragilidades e precisa de melhorias”, completou o membro da comissão organizadora dos testes.
Diego Aranha considera que, ao fim do terceiro dia de testes, o time da UnB conseguiu o êxito desejado no desafio a que se propôs.

“Foi uma experiência muito importante para todos os integrantes da equipe. Sugerimos modificações para serem implantadas no sistema de segurança. Isso demonstra que a equipe da UnB é realmente um time de especialistas”, afirmou, em entrevista ao Correio. Ele preferiu, porém, não detalhar a forma como o teste foi conduzido.

O secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, destacou que a experiência do grupo da UnB servirá como contribuição para o aperfeiçoamento do sistema de votação. Segundo ele, tão logo o teste foi concluído, o TSE reforçou as barreiras de segurança da urna, por meio do reforço da complexidade dos algoritmos do código fonte do sistema, que são as informações do software dispostas na linguagem de programação.

Já o presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, frisou que a experiência da UnB não coloca em risco o sigilo dos votos, mas apenas contribui para a melhoria dos sistemas.

“O eleitor pode ficar tranquilo, até porque essa não é uma situação real, pois ninguém tem o código fonte e não há como vincular essa sequência de votação ao eleitor. Seria impossível na prática, e também impraticável. Como fazer isso nas 500 mil urnas espalhadas por todo o país?”, destacou.

“Nós atingimos o objetivo com os testes. O professor da UnB contribuiu para aperfeiçoar o sistema”, acrescentou o ministro.

Disputa cibernética

Nove equipes de hackers participaram dos testes, realizados entre terça-feira e ontem. O TSE vai divulgar os vencedores em 29 de março. Os investigadores vão receber certificados, mas não haverá premiação em dinheiro. Ao longo dos testes, acompanhados por observadores externos, nenhuma equipe conseguiu alterar o resultado de uma eleição.

Simulação

Confira como foi a ação dos especialistas convidados pelo TSE para testar as urnas eletrônicas
» Após simular uma eleição, a equipe da Universidade de Brasília (UnB) conseguiu desembaralhar a ordem dos votos registrados em um programa da urna eletrônica.

» A partir do ataque ao sistema, o grupo concluiu que seria possível quebrar o sigilo dos votos, chegando à informação de como cada eleitor votou.

» A prática, porém, só teria êxito em uma eleição verdadeira caso o hacker colocasse alguém na sala de votação e verificasse a ordem em que cada pessoa votou, já que a lista fornecida pela Justiça Eleitoral traz os nomes dos eleitores em ordem alfabética.Fonte:blogdoesmael

Chico Anysio morre aos 80 anos: “E o salário, ó!”

Durante boa parte dos anos 90, o humorista Chico Anysio representou bem as dificuldades que os professores do país enfrentavam na era neoliberal de FHC com o bordão “e o salário, ó!”.
O comediante morreu nesta tarde no Rio de Janeiro, vítima de uma infecção pulmonar aos 80 anos.
QUEM QUER GEIEL PREFEITO DE IBAITI?

Quem quiser envie e-mails a este blog que divulgaremos os resultados. De antemão já afirmo que eu não quero. Quero o melhor para Ibaiti, sem falsidade, sem truques, sem armadilhas para o povo...

Sem tirar o pombo debaixo da cartola...

Enfim, quero uma cidade voltada para o futuro e não uma cidade que vá resgatar a sujeira política do passado.

Quem olha prá trás é boi quando vai berrar!
WIILIAM BORGES DIZ QUE VAI PARA O PAU
CONTRA QUEM O AMEAÇA


O redator deste blog ( Tarciso de Carvalho) recebeu a informação de araponga agora a pouco e, conforme relatos, o Pré-candidato do PSDB à sucessão do prefeito Peté, William Borges desabafou para amigos ontem e que agora ele vai para o pau. Diz que vai mostrar a todos que ele é forte e que também sabe lidar com essas questões adversas e que confessou que ' essas intrigas políticas fazem parte do jogo pré-eleitoral'.

A partir de agora, de acordo com o araponga, William Borges disse que neste final de semana terá reunião com os principais aliados e que espera definir a questão até do vice. Estão no páreo a Vereadora Vera Lúcia Bernardes (PSDB) e o Vereador Sidnei Róbis de Oliveira( PTB).
ALIADOS DE PETÉ ESTÃO AMEAÇANDO O PRÉ-CANDIDATO OFICIAL DO PSDB, WILLIAM BORGES


Ciúme, inveja, intrigas e um grande complô, por medo da pré-candidatura de Wiliam Borges estão em todo movimento pela cidade. Conforme informações dos meus arapongas espalhados por todos os porões da cidade, os ratos estão se armando e este blog não terá nem uma dúvida em citar o nome dos tais.

Os nomes desses manipuladores são evidentes e pairam em pouquíssimas pessoas, gente sem prestígio social e, sequer, político. Gente desordeira da moral das pessoas que com ameaças esperam que seus projetos eleitoreiros dêem certos.

A Câmara de Vereaadores neste ano, com os comentários de especuladores espalhados pela cidade, se transformou num palco de guerra que quer travar todos os projetos sociais da prefeitura para este ano. Lá dentro, está uma parte do complô, da maracutaia. A Câmara de vereadores conseguiu todos os seus intentos, menos o de mostrar à sociedade a farra das diárias frias. O que não conseguiu, enfim, foi se destacar como um Legislativo forte que apóia os cidadãos ibaitienses.

Agora as coisas políticas começam a se desmembrar e a serem ventiladas e anotícia desse complô contra William Martins Borges será divulgado pelo jornal Gazeta de Ibaiti em editorial da próxima edição ( número 100 - edição histórica) que já está em ponto de impressão pelo parque gráfico do Jornal Folha de Londrina).

William Borges foi o Secretário de Saúde de Ibaiti que mais realizou em todos os tempos e isso o destacou como o mais forte pré-candidato a prefeito (PSDB) e, isso tem feito com que adversários de dentro do próprio partido se emaranhassem na vergonha da falta de caráter político e intentam armar contra ele.

Dentro desses dois anos da administração de William Borges, muitos espiãos foram colocados dentro dos principais gabinetes da secretaria para poder sondar os trabalhos desenvolvidos e, são por textos desses, que os aliados do próprio partido ameaçam a William Borges.

Gente partidária do PSDB que não tem votos e querem ser empurrados guela abaixo do eleitor para que o escrutínio eleitoral possa vomitá-los estômago afora. Gente desprezada pela classe empresarial da cidade e que nunca foi comprometido com o progresso de Ibaiti, mas que amealhou medalhas de insucessos e de antipatia popular.

Ainda chegaremos neste ponto na edição histórica do Jornal Gazeta de Ibaiti que estará circulando nas próximas horas em todas as bancas da cidade. Jornal este que venceu todas as suas barreiras e que já foi alvo dos mais fracassados ataques por parte da ralé política. Venceu os seus desafios e hoje é um dos mais fortes formadores de opinião de Ibaiti e de toda a região do Norte Pioneiro e, talvez, sem medo de errar, de todo o Estado do Paraná.

Prefeitos e professores do PR se unem por mais verba para Educação

por Ivan Santos, via Política em Debate


Gabão, Marlei e Cláudia se unem para pressionar por mais verbas. Foto: APP.
 
Os presidentes da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Gabriel Samaha, da União dos Dirigentes Municipais de Educação no Paraná (Undime-PR), Cláudia Maria da Cruz, e da APP-Sindicato, Marlei Fernandes de Carvalho, reuniram-se hoje em Curitiba e decidiram: vão adotar uma posição conjunta de cobrança por mais recursos para a Educação.

A posição consensual dos dirigentes das três organizações é que os recursos disponíveis para o setor garantidos pelos governos federal e estadual são insuficientes e precisam ser ampliados urgentemente, sob pena de que o reajuste de 22% do piso nacional dos professores, o transporte escolar dos alunos da rede estadual de ensino e os demais encargos da Educação assumidos pelos municípios sejam inviabilizados.
A AMP, a Undime/PR e a APP sindicato querem a formação de uma mesa de negociação com o governo federal para discutir a destinação de pelo menos 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para Educação – e não os 7% propostos pelo Executivo no PNE (Plano Nacional de Educação). As organizações propõem ainda a definição de outro indicador para a correção dos salários do magistério – e não o Fundeb (Fundo de Desenvolvimento Básico da Educação), como hoje.

“Se não tivermos dinheiro novo na Educação, não tem como viabilizarmos benefícios para a Educação”, afirmou Gabão. Cláudia chamou a atenção para os planos de carreira dos professores. “Muitas cidades ainda não mexeram nos planos, o que pode agravar o cenário mais tarde”, afirmou. Marlei afirmou que não há oposição entre prefeitos, secretários e professores e defendeu o aprofundamento do diálogo para resolver o problema. ” Não queremos que haja confronto entre professores e gestores. Nossa posição é de defesa do magistério com diálogo”, disse.

Segundo pesquisa da AMP feita com uma amostra de 121 cidades, apenas 35% das prefeituras cumprem o valor estabelecido pela Lei do Piso), fixado em R$ 1.451,00, retroativo a janeiro. Das cidades que não garantem o piso, 51% já concederam reajuste em 2012 mas, mesmo assim, estão abaixo do valor previsto.Fonte:blogdoesmael
BUNDA DA NOEMI TEVE 320 ACESSOS


A reportagem que enfocava a bunda da Noemi, a espanhola que participou da BBB 12 teve ontem (22) 320 acessos.

Interessante! Vai gostar de bunda assim lá na China!