Da redação
Tarciso de Carvalho
Há mais de 12 anos que foi inaugurada a Vila Rural Barreirinho em Conselheiro Mairinck e desde lá que a comunidade sofre com graves problemas de abastecimento de água, além de que a água que é extraída de um poço artesiano não possui e nunca possuiu nenhum tratamento sanitário, causando assim graves doenças, principalmente em crianças.
As autoridades de três governos municipais que passaram pelo poder nunca se preocuparam em solucionar de vez o agravante do abastecimento.
Nos últimos anos, as filas no posto de saúde lotaram de crianças com sintomas de anemia e amarelão, ainda sofrendo graves distúrbios de desinteria e febres ocasioanis.
A fonte de todo problema está na água sem tratamento, já que as fossas residenciais ficam acima do local onde a água é coletada de um poço artesiano com mais de 100 metros de profundidade.
Além desse obstáculo à saúde, a comunidade ainda sofre com o racionamento da água em tempos de estiagem, não podendo possuir uma horta sequer em seus lotes. Tudo o que se plantar nada dá, nada vinga.
A solução para o problema veio do então candidato a prefeito Juarez Driessen e hoje o prefeito da cidade. Em 2008, quando de campanha eleitoral, prometeu à comunidade que se eleito fosse, contactaria com o proprietário da Fazenda Santa Terezinha, Dr. Sebastião ( ambos de boa influência) afim de obter dele licença para encanar a água de mina corrente e abundante, que desce por uma roda d´água. A roda fica distante aproximadamente 3 quilômetros da comunidade e poderá correr o encanamento através da estrada municipal recentemente aberta pela prefeitura, unindo os bairros do Banco da Terra II e vila Rural. Esse projeto edificado acabaria com o problema de abastecimento e, acima de tudo, transformaria os lotes da comunidade em verdadeiros celeiros de produção de hortifrutigranjeiros como plantação de morango, tomate, pepino, entre outras culturas familiares. Isso levaria renda e divisa à comunidade carente.
O prefeito Juarez Driessen já mandou ser realizado o levantamento de custos através de sua assessoria e os recursos não chegam aos irrisórios dez mil reais. Um dinheiro público que levaria a felicidade, a alegria, a tranquilidade e que poderia empregar as famílias em seu próprio emprego.
Já que se aproxima novo pleito, a comunidade pede ao prefeito Juarez Driessen a instalação dessa água de qualidade o mais breve possível. O prefeito Juarez Driessen foi consultado pela reportagem e disse que nunca conversou com o Fazendeiro Dr. Sebastião a respeito do assunto e que vai tentar uma negociação amigável para acabar com o sofrimento do povo.
A água servida pelo poço artesiano tem culiformes fecais o que está causando graves problemas em crianças e adultos.
Este meio de comunicação levará denúncia ao Ministério Público sobre a contaminação por culiformes fecais da água da comunidade, pois o problema é de conhecumento da prefeitura.
Fotos retratam a mina d´água com sua roda e a abundância do bem mais precioso: a água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário