quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Um olho só para o Paraná
Beto Richa estuda cobrar pedágio por quilômetro rodado no PR

* Quem transita na Região Metropolitana de Curitiba pagará tarifa

por Katia Brembatti, via Gazeta do Povo

Dentro de três a quatro anos, o Paraná poderá contar com um sistema de cobrança eletrônica de pedágio por quilômetro rodado que já funciona em mais de 20 países. Chamado de “free flow” (fluxo livre, em inglês), o modelo combina uso de radiofrequência e gravação de imagem para registrar a passagem de veículos pela estrada. As atuais praças de pedágio seriam substituídas por pórticos, de passagem livre, instalados a poucos quilômetros um do outro.

A Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) considera esse sistema mais justo porque o pagamento é proporcional ao uso da rodovia e também ocorreria a inclusão de motoristas que hoje não passam por nenhuma praça. “Quem usa dois quilômetros e quem usa 50 vai pagar valores bem diferentes”, argumenta o diretor regional da ABCR, João Chiminazzo Neto. Moacyr Duarte, presidente da entidade, acredita que o preço das tarifas no país pode cair até pela metade com o “free flow”. Hoje, a distância entre as praças é de 40 a 70 quilômetros.

O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, José Richa Filho, conta que a intenção é utilizar o monitoramento eletrônico para muito além do pedágio. “A ideia é planejar o trânsito, acompanhar o transporte de carga e verificar a regularização dos veículos também”, explica. No Paraná, um modelo de instalação de chip eletrônico em veículos está sendo planejado pelo Depar­­tamento de Trânsito (Detran).

Mário Rodrigues Júnior, da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), responsável pela regulação das concessões federais de rodovias, avalia que o sistema de fluxo livre representa uma nova fase do sistema de cobrança, que superaria o modelo baseado em praças.

Como não existe legislação que obrigue o motorista a aderir ao sistema, a mudança só acontece se o governo adotar o modelo. E a adoção exigiria alterações nos contratos de pedágio. Governo estadual e concessionárias estão em negociação atualmente para alterar as bases dos contratos.

Os primeiros sistemas de “free flow” começaram a ser implantados no mundo na década de 90. Na Alemanha, Suécia e Eslo­­váquia, um aparelho GPS instalado em caminhões monitora por quais rodovias o veículo passou e cobra proporcionalmente pelo trajeto percorrido. Em Portugal, o aparelho usado para controlar o fluxo do veículo na rodovia já é usado para a cobrança em postos de combustíveis e em drive in de redes de lanches. A forma mais comum de cobrança do pedágio pelo sistema fluxo livre é feita por meio de uma fatura semelhante à do cartão de crédito enviada ao motorista pelo correio ou por e-mail.

Quem transita na RMC passará a pagar tarifa

Milhares de veículos que circulam por rodovias concedidas na região metropolitana de Curitiba (RMC) não pagam pedágio. Elvio Torres, gestor de atendimento da concessionária Rodonorte, acredita que o “free flow” pode ser uma ferramenta para garantir que todos os motoristas que usem a estrada paguem a tarifa. “Atualmente, quem paga custeia os benefícios para quem não paga”, diz. Hoje, 22 mil veículos passam pela praça de pedágio em São Luiz do Purunã e 40 mil circulam no trecho entre Campo Largo e Curitiba.

Evandro Vianna, diretor-executivo da concessionária Ecovia, destaca que a maior parte dos acidentes acontece no trecho urbano da BR 277, entre Curitiba e São José dos Pinhais. “Muitos dos atendimentos operacionais, mecânicos, médicos, são recebidos por motoristas que não chegam à praça de pedágio”, conta. Aproximadamente 12,5 mil veículos pagam a tarifa diariamente, mas entre 55 mil e 60 mil circulam no trecho de 24 quilômetros entre o início da concessão e a praça de pedágio.

Nas rodovias brasileiras, de 40% a 90% dos veículos que circulam em trechos concedidos não pagam tarifa.
Via blogdoesmael
Protesto de servidores da saúde derruba sessão na Assembleia

Valdir Rossoni (PSDB).
Para evitar manifestação de servidores da saúde contra o governador Beto Richa (PSDB), o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Valdir Rossoni (PSDB), derrubou a sessão de hoje à tarde.

Rossoni atribuiu a queda da sessão à falta de quórum no plenário, mas os deputados que se atrasaram dizem que o verdadeiro motivo foi a manifestação dos trabalhadores da saúde.

Os manifestantes chegaram à Assembleia para reivindicar vale-transporte para a categoria e extensão do decreto 7.774 aos agentes de apoio e execução.

Estavam presentes 12 deputados. Seriam necessários 18 para a sessão continuar. O presidente da Casa promete descontar o protesto no salário dos parlamentares “faltosos”.
PORTAL DA TRANSPARENCIA 
DA CAMARA DE VEREADORES ESTÁ EM BRANCO


A Câmara de Vereadores de Ibaiti no quadriênio 2009\2012 criou no site o portal da transparência. O nome já diz que é para transparecer os atos de todos os vereadores. No link do portal da Câmara o internauta e todos os cidadãos veem vários links. No principal link onde deveriam constar até as diárias dos vereadores coletadas para fin de viagens, está em branco.


Você, caro internauta, clicará em seu pc no link e não encontrará nada. Tudo em branco, assim como todos os outros links.


Um desafio. 
Este blog aposta de que o Presidente da Câmara, Claudio Gerolino nao terá a coragem suficiente de ordenar que todas as diárias, desde janeiro de 2009 até o momento no site da Câmara.
Quem aposta que ele não colocará?