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sexta-feira, 18 de maio de 2012
A Comissão Organizadora da segunda edição do CONCURSO DE CRÔNICAS LAURA FERREIRA DO NASCIMENTO informa que já estão abertas as inscrições aos interessados em concorrerem aos prêmios de mais de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais) divididos entre dinheiro e livros.
O certame selecionará cinco ganhadores cujas crônicas obrigatoriamente versarão, no limite de uma página, sobre o tema Nepotismo.
As inscrições são gratuitas e qualquer pessoa pode se inscrever devendo, para tanto, ler atentamente o edital que pode ser consultado no blog do evento: www.concursosdecronicas.blogspot.com
Dúvidas, sugestões ou comentários podem ser postados diretamente à Comissão Organizadora no endereço concursosdecronicas@yahoo.com.br
Publicitário que elegeu Lula e Dilma apresenta técnicas para uma campanha vitoriosa
O publicitário João Santana apresentou na noite desta quarta-feira (16), no Seminário Nacional Desafios do Modo Petista de Governar, promovido pelo PT Nacional em Porto Alegre, as técnicas necessárias para o planejamento de uma campanha política vitoriosa.
Ele começou a palestra enfatizando: “Comunicação depende da política e a política depende da comunicação”. A partir daí, fez um panorama histórico. “A Igreja Católica dos séculos XV e XVI é a Nasa da comunicação política”, afirmou. Entre os personagens, “Napoleão Bonaparte foi um dos gênios da comunicação”.
Santana também falou sobre a América Latina e seus personagens mais marcantes, como Perón, Fidel Castro e Simón Bolivar, e a África de Mandela e Samora Machel.
Para quem quer entender comunicação política, o publicitário disse que não pode deixar de estudar os seguintes pensadores: Gustave Le Bon, Bernays e Tchakhotine.
Para dominar a comunicação política contemporânea, ele apresentou técnicas práticas. Segundo Santana, planejar uma campanha requer saber qual o sentimento do tempo em que ocorre a eleição: “É de mudança ou de continuidade?”. Ele lembra ainda que “campanha é crise permanente” e que “o marketing é uma técnica de formular respostas corretas”.
João Santana é publicitário. Comandou a campanha de Lula à presidência em 2006 e a de Dilma Rousseff, em 2010. Antes, teve passagem por veículos como o jornal O Globo, a revista Veja, o Jornal do Brasil e a revista Isto É, onde fez reportagens denunciando a corrupção no governo Collor. Ele recebeu o Prêmio Esso em 1992. Como marqueteiro, atua também na África e América Latina. No Brasil, ele coordena a campanha de Fernando Haddad à prefeitura de São Paulo. No final de sua palestra, Santana brindou o público com quatro VTs institucionais produzidos para o governo Hugo Chavez, da Venezuela.
Após a palestra de João Santana, Renato Rovai Jr., presidente da Associação Brasileira de Pequenas Empresas de Comunicação, apresentou sua visão sobre a rede e as mídias alternativas tendo como foco as próximas eleições.
Também fizeram parte da mesa de discussão desta noite o secretário nacional de comunicação do PT e deputado federal do Paraná André Vargas, o deputado federal do Rio Grande do Sul, Paulo Ferreira, o presidente do PT-RS e deputado estadual, Raul Pont, o presidente do PT-Porto Alegre e vereador Adeli Sell, o candidato à prefeitura de Porto Alegre (RS) e deputado estadual, Adão Villaverde, a secretária nacional de Combate ao Racismo, Cida Abreu, e a secretária de Relações Internacionais do PT, Iriny Lopes. Fonte:blogdoesmael.
Ele começou a palestra enfatizando: “Comunicação depende da política e a política depende da comunicação”. A partir daí, fez um panorama histórico. “A Igreja Católica dos séculos XV e XVI é a Nasa da comunicação política”, afirmou. Entre os personagens, “Napoleão Bonaparte foi um dos gênios da comunicação”.
Santana também falou sobre a América Latina e seus personagens mais marcantes, como Perón, Fidel Castro e Simón Bolivar, e a África de Mandela e Samora Machel.
Para quem quer entender comunicação política, o publicitário disse que não pode deixar de estudar os seguintes pensadores: Gustave Le Bon, Bernays e Tchakhotine.
Para dominar a comunicação política contemporânea, ele apresentou técnicas práticas. Segundo Santana, planejar uma campanha requer saber qual o sentimento do tempo em que ocorre a eleição: “É de mudança ou de continuidade?”. Ele lembra ainda que “campanha é crise permanente” e que “o marketing é uma técnica de formular respostas corretas”.
João Santana é publicitário. Comandou a campanha de Lula à presidência em 2006 e a de Dilma Rousseff, em 2010. Antes, teve passagem por veículos como o jornal O Globo, a revista Veja, o Jornal do Brasil e a revista Isto É, onde fez reportagens denunciando a corrupção no governo Collor. Ele recebeu o Prêmio Esso em 1992. Como marqueteiro, atua também na África e América Latina. No Brasil, ele coordena a campanha de Fernando Haddad à prefeitura de São Paulo. No final de sua palestra, Santana brindou o público com quatro VTs institucionais produzidos para o governo Hugo Chavez, da Venezuela.
Após a palestra de João Santana, Renato Rovai Jr., presidente da Associação Brasileira de Pequenas Empresas de Comunicação, apresentou sua visão sobre a rede e as mídias alternativas tendo como foco as próximas eleições.
Também fizeram parte da mesa de discussão desta noite o secretário nacional de comunicação do PT e deputado federal do Paraná André Vargas, o deputado federal do Rio Grande do Sul, Paulo Ferreira, o presidente do PT-RS e deputado estadual, Raul Pont, o presidente do PT-Porto Alegre e vereador Adeli Sell, o candidato à prefeitura de Porto Alegre (RS) e deputado estadual, Adão Villaverde, a secretária nacional de Combate ao Racismo, Cida Abreu, e a secretária de Relações Internacionais do PT, Iriny Lopes. Fonte:blogdoesmael.
Itamaraty começa a digitalizar arquivo do Rio e de Brasília
da Folha.com
O Itamaraty vai iniciar a digitalização do seu arquivo de 80 milhões de documentos, distribuídos entre o Rio e Brasília. O material será gradualmente posto à disposição do público na internet, a partir do segundo semestre.
Do Arquivo Histórico, no Rio, que guarda a documentação até 1959, serão digitalizados primeiro os cerca de 30 mil itens do acervo de José Maria da Silva Paranhos Júnior, o barão do Rio Branco.
Chanceler de 1902 a 1912, o barão é considerado o patrono da diplomacia nacional.
Em Brasília, a digitalização começará pela correspondência da missão brasileira na ONU, informa o diplomata João Pedro Costa, diretor do Departamento de Comunicações e
Documentação.
Costa disse que a iniciativa foi consequência da nova Lei de Acesso à Informação.
A digitalização, no entanto, poderá demorar anos para ser completada.
Não tanto pelo custo, de R$ 1 por página, mas porque a documentação será reorganizada para ser colocada para acesso na internet.
Hoje, telegramas que já têm cópia digital (os enviados a partir de 1994) convivem com milhões de mensagens só disponíveis em papel.
Em tese, todo o arquivo diplomático anterior a 1959 já estava liberado à consulta.
No entanto, na transferência do Itamaraty para Brasília foram levados telegramas secretos anteriores àquele ano, que deverão ser devolvidos ao arquivo no Rio.
A liberação na internet seguirá os prazos previstos na nova lei: 25 anos para os papéis classificados como ultrassecretos, com a possibilidade de uma renovação; 15 para os secretos e 5 anos para os reservados.
Os telegramas confidenciais –categoria excluída da nova lei– foram reenquadrados como secretos, mas, segundo Costa, serão examinados um a um e poderão ser liberados antes de 15 anos. Fonte:blogdoesmael
O Itamaraty vai iniciar a digitalização do seu arquivo de 80 milhões de documentos, distribuídos entre o Rio e Brasília. O material será gradualmente posto à disposição do público na internet, a partir do segundo semestre.
Do Arquivo Histórico, no Rio, que guarda a documentação até 1959, serão digitalizados primeiro os cerca de 30 mil itens do acervo de José Maria da Silva Paranhos Júnior, o barão do Rio Branco.
Chanceler de 1902 a 1912, o barão é considerado o patrono da diplomacia nacional.
Em Brasília, a digitalização começará pela correspondência da missão brasileira na ONU, informa o diplomata João Pedro Costa, diretor do Departamento de Comunicações e
Documentação.
Costa disse que a iniciativa foi consequência da nova Lei de Acesso à Informação.
A digitalização, no entanto, poderá demorar anos para ser completada.
Não tanto pelo custo, de R$ 1 por página, mas porque a documentação será reorganizada para ser colocada para acesso na internet.
Hoje, telegramas que já têm cópia digital (os enviados a partir de 1994) convivem com milhões de mensagens só disponíveis em papel.
Em tese, todo o arquivo diplomático anterior a 1959 já estava liberado à consulta.
No entanto, na transferência do Itamaraty para Brasília foram levados telegramas secretos anteriores àquele ano, que deverão ser devolvidos ao arquivo no Rio.
A liberação na internet seguirá os prazos previstos na nova lei: 25 anos para os papéis classificados como ultrassecretos, com a possibilidade de uma renovação; 15 para os secretos e 5 anos para os reservados.
Os telegramas confidenciais –categoria excluída da nova lei– foram reenquadrados como secretos, mas, segundo Costa, serão examinados um a um e poderão ser liberados antes de 15 anos. Fonte:blogdoesmael
Dilma reconduz Jorge Samek à diretoria geral da Itaipu
do R7
A presidente Dilma Rousseff reconduziu Jorge Samek à diretoria geral da Itaipu Binacional. O decreto foi publicado nesta quinta-feira no Diário Oficial da União (DOU).
Além dele foram reconduzidos os diretores Margaret Luchetta Groff, Edésio Franco Passos, Cezar Eduardo Ziliotto, e Nelton Friedrich, e os conselheiros Alceu Collares, João Vaccari Neto, José Antonio Muniz Lopes, Luiz Pinguelli Rosa e Roberto Átila Amaral Vieira.
O mandato da diretoria será até 16 de maio de 2017 e dos conselheiros, até 16 de maio de 2016. Fonte:blogdoesmael
A presidente Dilma Rousseff reconduziu Jorge Samek à diretoria geral da Itaipu Binacional. O decreto foi publicado nesta quinta-feira no Diário Oficial da União (DOU).
Além dele foram reconduzidos os diretores Margaret Luchetta Groff, Edésio Franco Passos, Cezar Eduardo Ziliotto, e Nelton Friedrich, e os conselheiros Alceu Collares, João Vaccari Neto, José Antonio Muniz Lopes, Luiz Pinguelli Rosa e Roberto Átila Amaral Vieira.
O mandato da diretoria será até 16 de maio de 2017 e dos conselheiros, até 16 de maio de 2016. Fonte:blogdoesmael
País gerou 217 mil vagas formais de emprego em abril
da Agência Brasil
O Brasil gerou em abril 216.974 empregos formais, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego divulgados hoje (17). O resultado é a diferença entre as contratações do mês que somaram 1.798.101 e as demissões que foram 1.581.127.
O saldo corresponde à redução de cerca de 55,2 mil empregos em relação a abril de 2011 – queda equivalente a 20,3%. Ainda assim, segundo o ministério, o resultado indica trajetória de expansão da economia no país, porque o governo compara o desempenho entre os meses deste ano, quando o saldo de abril é o maior. Nos quatro primeiros meses de 2012, foram gerados 702.059 postos formais de trabalho.
O setor de serviços liderou o crescimento da geração de empregos formais, oferecendo 82.875 postos, seguido pela construção civil (40.606), pelo comércio (33.704) e pela indústria de transformação (30.318).
No Nordeste, houve redução de 4.924 de postos de trabalho. A concentração de perda de empregos formais foi expressivamente maior em Alagoas, com 13.274 a menos. A queda também ocorreu em Sergipe e Pernambuco, com menos 2,1 mil postos cada. Segundo o ministério, a redução ocorreu revido a quebra da safra de cana-de-açúcar, que abastece as indústrias de açúcar e álcool.
No Sudeste, por outro lado, houve o maior saldo de geração de postos formais – liderado por São Paulo (85.346), seguido por Minas Gerais.Fonte:blogdoesmael
O Brasil gerou em abril 216.974 empregos formais, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego divulgados hoje (17). O resultado é a diferença entre as contratações do mês que somaram 1.798.101 e as demissões que foram 1.581.127.
O saldo corresponde à redução de cerca de 55,2 mil empregos em relação a abril de 2011 – queda equivalente a 20,3%. Ainda assim, segundo o ministério, o resultado indica trajetória de expansão da economia no país, porque o governo compara o desempenho entre os meses deste ano, quando o saldo de abril é o maior. Nos quatro primeiros meses de 2012, foram gerados 702.059 postos formais de trabalho.
O setor de serviços liderou o crescimento da geração de empregos formais, oferecendo 82.875 postos, seguido pela construção civil (40.606), pelo comércio (33.704) e pela indústria de transformação (30.318).
No Nordeste, houve redução de 4.924 de postos de trabalho. A concentração de perda de empregos formais foi expressivamente maior em Alagoas, com 13.274 a menos. A queda também ocorreu em Sergipe e Pernambuco, com menos 2,1 mil postos cada. Segundo o ministério, a redução ocorreu revido a quebra da safra de cana-de-açúcar, que abastece as indústrias de açúcar e álcool.
No Sudeste, por outro lado, houve o maior saldo de geração de postos formais – liderado por São Paulo (85.346), seguido por Minas Gerais.Fonte:blogdoesmael
Manchetes desta sexta
Jornais do Paraná
- Gazeta do Povo: CPMI do Cachoeira livra políticos sob suspeita
- Jornal do Estado: Paraná terá 3.120 novos policiais
- Jornal Metro: PR tem 3,1 mil novos policiais
- Folha de Londrina: Ao Gaeco, Bonato detalha esquema para compra de apoio
- O Diário (Maringá): Semelhança em assassinatos de mulheres intriga a polícia
- Diário dos Campos: Cas deixam de prestar atendimento pela manhã
- Jornal da Manhã: ICMS regional soma R$ 196 mi
- O Paraná: Metade da população possui renda de até um salário mínimo
- Gazeta do Paraná: Hoje é dia de lutar pela proteção das crianças
- Jornal Hoje: Para 97% de entrevistados, educação municipal é falha
- Gazeta do Iguaçu: Dilma mantém diretoria da Itaipu
- Diário do Noroeste: CPI poupa Delta, governadores e políticos de investigação
- Tribuna de Cianorte: Estado incorpora 3,1 mil policiais
- Umuarama Ilustrado: Aumenta violência sexual contra crianças em Umuarama
- Tribuna do Norte: Richa destaca segurança pública em visita ao Vale
Jornais de outros estados
- Globo: Lei de Acesso – Executivo sai na frente e manda divulgar salários
- Folha: CPI poupa senadores e Delta, e senadores falam em pizza
- Estadão: Dilma publicará salários do Executivo e irrita servidores
- Correio: # Abaixo A Mordomia
- Valor: Governo avalia corte de IOF no crédito de carros
- Zero Hora: Dilma divulgará salários de servidores e Piratini promete fazer o mesmo. Fonte:blogdoesmael
- Gazeta do Povo: CPMI do Cachoeira livra políticos sob suspeita
- Jornal do Estado: Paraná terá 3.120 novos policiais
- Jornal Metro: PR tem 3,1 mil novos policiais
- Folha de Londrina: Ao Gaeco, Bonato detalha esquema para compra de apoio
- O Diário (Maringá): Semelhança em assassinatos de mulheres intriga a polícia
- Diário dos Campos: Cas deixam de prestar atendimento pela manhã
- Jornal da Manhã: ICMS regional soma R$ 196 mi
- O Paraná: Metade da população possui renda de até um salário mínimo
- Gazeta do Paraná: Hoje é dia de lutar pela proteção das crianças
- Jornal Hoje: Para 97% de entrevistados, educação municipal é falha
- Gazeta do Iguaçu: Dilma mantém diretoria da Itaipu
- Diário do Noroeste: CPI poupa Delta, governadores e políticos de investigação
- Tribuna de Cianorte: Estado incorpora 3,1 mil policiais
- Umuarama Ilustrado: Aumenta violência sexual contra crianças em Umuarama
- Tribuna do Norte: Richa destaca segurança pública em visita ao Vale
Jornais de outros estados
- Globo: Lei de Acesso – Executivo sai na frente e manda divulgar salários
- Folha: CPI poupa senadores e Delta, e senadores falam em pizza
- Estadão: Dilma publicará salários do Executivo e irrita servidores
- Correio: # Abaixo A Mordomia
- Valor: Governo avalia corte de IOF no crédito de carros
- Zero Hora: Dilma divulgará salários de servidores e Piratini promete fazer o mesmo. Fonte:blogdoesmael
IMPASSE POLÍTICO EM IBAITI
PODERÁ SER RESOLVIDO
PELO GOVERNADOR
PODERÁ SER RESOLVIDO
PELO GOVERNADOR
O jogo político em Ibaiti endureceu entre o prefeito Peté que quer o ex-secretário municipal de saúde William Borges como o candidato do PSDB na cabeça e Betão Regazzo (PSB) vice.
Por outro lado, Betão Regazzo quer uma chance de ser o candidato a prefeito para provar que é possível gerar empregos em Ibaiti apoiando as grandes indústrias e as pequenas e médias - para isso luta de unhas e dentes para que William Borges seja vice na chapa que poderá unir vários partidos, lançando chapa forte de cerca de 70 a 80 candidatos a vereadores:
Uma verdadeira frente que já sairia vitoriosa a partir do anúncio da fusão.
Porém, os ânimos dos dois lados estão bitolados e cada qual busca os seus interesses, sem enxegar a matemática política do momento.
Tanto William Borges como cabeça de chapa e Betão Regazzo, ou vice versa, já nasceria dentro dos parâmetros dos anseios populares dos ibaitienses que vêem nesses dois nomes novos, a solução dos problemas que surgirão no futuro.
Tanto Betão Regazzo quanto William Borges nunca participaram de cargos eletivos, por isso serem vistos como homens fortes e que dentro das suas ocupações profissionais galgaram todos os centímetros do sucesso.
Betão Regazzo é empresário do ramo de móveis e eletrodomésticos da Libetatti. Foi ele o responsável pela expansão da empresa em vários estados brasileiros, empresa que nasceu numa portinha comercial na Rua Paraná com o nome de Casas Santa Terezinha. Isto a 50 anos.
William Borges começou trabalhando no Banco Bamerindus na Rua Paraná bem em frente onde se instalou as Santas Terezinha. Galgou os degraus do sucesso e se tornou um alto diretor executivo do HSBC. Por um longo período de tempo, representou o banco em Nova Yorque.
Nos Estados de mato Grosso, Mato Grosso do sul e Rondônia William Borges esteve presente em cada uma das cidades que compõem estes Estados. Em cada cidade, ele supervisionou a abertura de agências do HSBC. Ele se aposentou no HSBC com 30 anos de trabalho.
Coincidência demais para dois homens que trilharam as pedras do caminho em lugares longínquos, mas que brincaram de bolinha de gude na infância; na juventude foram amantes de futebol e por muitas vezes estiveram no mesmo time, e depois de todos esses anos, virem a se encontrar na política como os mais fortes e mais preparados para governar Ibaiti.
O destino, por várias vezes, faz que reencontros felizes aconteçam, como o de agora. Cada qual lutando com sua capacidade e amor por Ibaiti, para se tornarem prefeito e vice prefeito.
O impasse está gerado. O Prefeito Peté quer William Borges na cabeça. Betão Regazzo quer William como seu vice. Seria até plauzível. Betão Regazzo, em pesquisas realizadas contendo vários nomes de pré-candidatos aparece como 35% do eleitorado. Já William Borges aparece no cenário em torno de 30%.
Qual a diferença?
No entendimento.
William Borges foi um aguerrido cabo eleitoral e também responsável pela eleição de Beto Richa ao Governo do Estado.
Betão Regazzo, também amigo pessoal do governador, na campanha assumiu uma posição de coordenador regional buscando fundos e novas lideranças de apoio à candidatura de Beto Richa.
Portanto, Beto Richa foi eleito Governador do grande Estado do Paraná e se o impasse persistir em Ibaiti, entre quem vai na cabeça e quem permanece na vice, Beto Richa deverá convocar os três nomes mais fortes de Ibaiti para uma reunião no Palácio para resolver o problema: Luiz carlos Peté dos Santos (prefeito), Roberto Regazzo e William Borges.
Da voz imponente e poderosa do Governador poderá ser ecoado o futuro garantido do povo de Ibaiti.
Como Beto Richa, segundo previsões políticas, disputará a reeleição em 2014 e com enormes possibilidades de releição, o futuro prefeito de Ibaiti caso seja William Borges ou Betão Regazzo, teriam seis anos de fogo amigo no Palácio. Assim, conquistariam todas as obras possíveis e fomentariam a nova insutrialização de Ibaiti para incrementar o emprego, justiça social, solidariedade e trazer a felicidade ao povo ibaitiense que espera muito desses dois nomes.
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