Da redação
Tarciso de Carvalho
A DAIL - Destilaria de Álcool Ibaiti, pioneira na geração de empregos e renda em Ibaiti, vem ao logo do tempo, se destacando como a maior empresa empregadora de mão-de-obra de Ibaiti e região, contribuindo para o desenvolvimento do Município e incrementando vendas no comércio local.
Com uma produção de álcool que chega aos 9 milhões de litros mensais, após 5 meses de paralização na entresafra, sofreu vários problemas como todas as empresas brasileiras, mas retoma suas atividades, colocando o caixa da empresa em dia e garantindo pagamentos de compromissos assumidos, tanto para com os seus funcionários, quanto para terceirizados.
De acordo com um alto executivo, a empresa começou a moer cana dos seus 16.000 mil hectares da cultura canavieira plantados e já começa a colocar o produto no mercado, depois de ter enfrentado uma entresafra difícil.
Uma empresa do tamanho e importância da DAIL, 5 meses de paralização, significam empregar muitos recursos tanto na área de plantio, tanto quanto, no parque industrial.
No campo, máquinas e trabalhadores dispendem recursos altos para a manutenção e na indústria, uma soma considerável que se aproxima os 100 mil reais diários. Dispêndios próximos aos 3 milhões de reais mensais, totalizando em 5 meses, cerca de 15 milhões de reais.
A safra recomeçou e a empresa que atualmente possui em seus quadros 925 empregados, estima que em todo vapor chegará a próximos 1200 empregos diretos, sem contar os empregos indiretos.
Somente com folha de pagamento a empresa joga no comércio de Ibaiti, através dos salários dos seus funcionários cerca de R$ 900.000 ( novecentos mil reais), o que tem mantido, consistentemente, o setor varejista dos lojistas de Ibaiti.
Com os impostos recolhidos ao Governo Federal através da venda do etanol, 20% desses recursos retornam aos cofres públicos municipais, o equivalente a R$ 400 mil reais mensais.
São recursos que entram nos cofres públicos que têm auxiliado Ibaiti a vencer a pobreza, pois servem para investimentos na saúde, na educação, infra-estrutura, entre outras áreas prioritárias.
A DAIL faz parte do Grupo Empesarial, reconhecido no Brasil por grandes investimentos e um dos maiores empregadores de mão-de-obra do país - Grupo Clarion que pertence à família Ferrari.
O Grupo Clarion investe no setor de produção de etanol, álcool anidro, agropecuária, farelo de soja.
O projeto de produção de açucar na unidade de Ibaiti já foi concluído. Para isso, grandes investimentos como aumento do espaço físico, obras no parque industrial que fica próximo ao Distrito do Campinhos para a produção do açucar, acopladas à indústria de moagem já são discutidas pela diretoria.
Para tanto, será necessário também o aumento de produção no campo, o que fará da DAIL, maior empresa empregatícia de Ibaiti e a que mais contribui com seus impostos para o desenvolvimento do Município, o maior orgulho do povo ibaitiense.
Essa empresa é com certeza,a maior e melhor empresa de ibaiti e região,creio e tenho a mais pura convicção que se tornara ainda melhor,que Deus abençoe esta empresa pois é a fonte de sustento de muitos de nós.
ResponderExcluirmeu nome e silvio, maior enpregador tanbem acho, so que quando acabar a safra ai ela manda enbora certo, mas NAO paga os direito dos funcionarios e esploradora isso que eu acho trabalhei por 1 ano e 1 mes nessa enpresa E NAO recibi nada, espero que melhore mais rapido posivel o povo tem que comer quando ela parar.
ResponderExcluir