SE CÉSAR GOSTASSE TANTO, ELE NÃO TORCERIA CONTRA IBAITI TÃO ARDUAMENTE COMO TORCE
Se César de Mello, a grande muralha das más notícias fosse torcedor do meu time, eu pediria às organizadas a sua expulsão imediata, porque time nenhum merece um torcedor dessa extirpe que torce tanto...tanto...mas tanto que chega a dar-lhe coceiras quando o seu time faz um gol. Imagina então se fizer centenas de gols! Seria perigoso dar-lhe um enfarte, engasgar-se com pé de galinha... Ainda bem que não torce para o meu time e nem pela cidade que tantos ibaitienses amam! Pois, se torcesse por nós, seria até possível que fôssemos invadidos por um tsunâmi que retorceria Ibaiti com as águas volumosas do Rio das Cinzas ou do nosso pequenino Riachinho Riozinho Ibaiti.
Viche!
O radialista não dá uma notícia boa na rádio. Todo dia ele está em desfavor da cidade, torcendo contra ela, torcendo para que as empresas de Ibaiti se quebrem, como fez com a Dail. Ah! Uma notícia a ele e aos desavisados: a Dail começou a safra ontem, está moendo cana para fabricar álcool e todos os meses mais de 300 mil reais entram em impostos oriundos da sua produção aos cofres públicos municipais, dinheiro este que o prefeito Peté faz muitas obras com recursos próprios. Obras essas visíveis aos olhos do povo, mas que o radialista César de Mello tapa os olhos e finge não ver. Esse fingimento da sua cegueira tem um motivo: é que ele disse que rasgaria o seu diploma caso não cassasse o Peté e não conseguiu cassar, pois ele perdeu a ação na justiça e, será obrigado a rasgar o seu canudo. O povo de Ibaiti não tem culpa de o radialista ser imprudente em suas palavras e incauto em seus comentários... por isso, ele achar tanto motivo para falar mal de Ibaiti.
Torceu tanto pela falência financeira da Dail, para de lá angariar algumas ações trabalhistas para o seu filho que também é advogado e que por sinal está aprendendo do mesmo jeito. Agora ele torce para que o frigorífico anunciado para Ibaiti não saia.
César de Mello errou quando anunciou que Ibaiti era a terra da ' Alice no país das Maravilhas'. Que nada! Ibaiti não tem esse privilégio de ser a terra das maravilhas. A terra das maravilhas é Japira, pois tem a honra de ter residindo em seus limites territoriais tão ilustre filho nascido das entranhas de terra tão bondosa como é Figueira: César de Mello; e ele mora em um lugar centralizado da cidade. Mora em frente à igreja que já foi do Padre Zé Orlando, mas que foi construída com o amor e fé do povo japirense.
Ibaiti, a querida e consagrada Rainha das Colinas, terra de gente famosa e de gente que ficará famosa no futuro não tem esse privilégio de ter um tão querido amigo igual a César de Mello residindo em seus limites territoriais. Não tem esse privilégio porque ele prefere Japira, onde tem o companheiro prefeito Renato Custódio ( tão profundo poço de honestidade pública), amigo do povo, da verdade e da honestidade administrativa. César de Mello mora lá porque ele não gosta de corruptos, não gosta de cidade esburacada e bagunçada. Ele gosta de coisa boa, de um bom bife, carne de primeira, bom arroz, bom feijão, boas roupas. Em Ibaiti não tem dessas coisas, por isso ele preferir ser internacional. É que aqui ainda vivemos na era medieval, dos feudos, do feudalismo e dos seus feudais.
Ibaiti não deva ter desses privilégios de possuir homens sérios, porque César de Mello só vê defeitos em nós. Nossas ruas são as piores do Brasil, a administração pública da cidade só deixa a desejar, não há nada para elogiar. O duro que o dia em que ele elogiar alguma coisa de Ibaiti, será por puro sarcasmo, para ver nossos semblantes ' alegrinhos', porque somos ‘burrinhos’ por natureza. Só a nossa cidade tem pingaiadas, bêbados, prostitutas homens que batem em mulher. Só Ibaiti merece a Lei Maria da Penha. Aqui o mário da Penha ainda não visitou...
Só as nossas estradas rurais têm buracos. Credo! Aqui não se produz nada. Estamos à beira da falência moral e no fundo do poço até com os nossos mortos. A piedade de Jesus Cristo nunca chegará para o nosso povo. Somente os ibaitienses merecem o fogo da geena eterna. Só nós não somos felizes, somos angustiados e angustiosos, valentes e covardes ao mesmo tempo. Só nossas mulheres são feias e raimundas, bonitas de rosto e feias de bundas. As de outro lugar são mais belas que as nossas. As bundas dos nossos homens são quadradas e a de outro lugar são bem redondinhas e desejadas.
Mas, também. Só falta ele invocar o dito popular que diz que "santo de casa não faz milagres". O difícil é encontrar um santo em Ibaiti! É o inferno astral. Nossas vidas não têm mais sentido. O que estamos fazendo aqui?
Vamos nós, vinte e nove mil habitantes nos mudar para Iapira? Quem sabe ele fale bem da gente e torça por nós.
O duro é ele perceber que nos mudamos para Japira e virar um bicho contra Japira e dizer que somos pobres mortais e vagabundos, que não merecemos nem os ditames da lei, contra ou a favor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário