08-03-2012
DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Ibaiti comemora Dia Internacional da Mulher
A Prefeitura de Ibaiti e a Secretaria Municipal de Assistência Social comemoraram o Dia Internacional da Mulher com uma homenagem prestada às mulheres ibaitienses. O evento aconteceu às 14h00 desta quinta-feira, dia 08, no salão do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), onde mais de uma centena de mulheres compareceram para assistir palestras e participarem de sorteios de brindes que foram doados pelo comércio local.
O prefeito Luiz Carlos Peté dos Santos, a primeira-dama Fátima da Costa Santos, os vereadores Claudio Gerolimo, Paulo Sergio Costa de Souza, Valmir Idalino dos Santos e Sirlei Mattiolli; a chefe de gabinete Karina da Costa Santos e o secretário municipal da Saúde, Willian Martins Borges, prestigiaram a programação.
Na ocasião, a médica Ana Cristina de Brito proferiu uma palestra sobre a prevenção do câncer de mama e a nutricionista Fernanda Carolina Bérgamo falou sobre as peculiaridades da alimentação saudável. A psicóloga Gisele Bordin Moura palestrou sobre a história do Dia Internacional da Mulher.
História:
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o dia 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Ao se criar esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, inclusive no Brasil, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.(www.suapesquisa.com/dia_internacional_ da_mulher).
Nenhum comentário:
Postar um comentário