Neste dia, 07 de junho, o que temos a comemorar?
Depois de quase 30 anos da instalação da democracia no país ainda capengamos. A Lei de imprensa criada em 1967 caiu e os jornalistas e donos de meios de comunicação, respondem pelo Código Penal. Foi uma brecha que os congressistas encontraram para frear a imprensa e suas verdades.
Mesmo antes da lei de imprensa instituída pelos Militares, na ditadura, pequenos jornais já sofriam as opressõe do poder.
Toda vez que um político via-se frente a denúncias de corrupção, procuravam socorro no judiciário, não para cobrar danos morais - pois estes não existiam dada a veracidade dos fatos, mas para amedrontar, tentar calar a boca do jornalista.
Em Ibaiti aconteceu muitos desses casos com o Jornal Gazeta de Ibaiti, numa época em que os mandatários do poder, realmente mandavam.
Em Ibaiti, em tempos não muito remotos, a prefeitura pagava o aluguel até da casa em que juíz residia...pagava do Delegado de Polícia...
Coisa vergonhosa!
Daí, dá para se ter uma ideia do que aconteceria a um pequeno jornal que contrariasse o poder, como corajosamente o jornal Gazeta de Ibaiti contrariou...
No dia da liberdade de expressão e imprensa, temos pouco a comemorar...
Nenhum comentário:
Postar um comentário