quarta-feira, 25 de abril de 2012

Governo do Paraná diz que registrou área das Cataratas ‘só para entregar à União’. Você acredita nisso?

Governo diz que registrou área das Cataratas para entregar à União.
 
O governo do Paraná escalou o secretário de Meio Ambiente, Jonel Iurk, para explicar o recuo na expropriação da área de 448 alqueires ao redor das Cataratas – o Parque Nacional do Iguaçu.
Ontem à noite, o blog repercutiu que no último dia 2 de fevereiro o governo Beto Richa (PSDB), por meio do procurador-geral do Estado do Paraná, Júlio Cesar Cardozo, registrou a área no Cartório de Registro de Imóveis 2º Ofício de Foz do Iguaçu.

Hoje, o secretário de Meio Ambiente confirmou o registro de 1.008 hectares, localizada dentro do Parque Nacional do Iguaçu. No entanto, ele jura que a medida visa exclusivamente cumprir uma medida administrativa de regularização fundiária da propriedade.

“Com o registro o terreno será transferido oficialmente para o domínio da União”, explicou, recuando da posição do assessor de Assuntos Fundiários do Estado, Hamilton Serighelli, afirmou ao jornal Gazeta do Iguaçu — a Gazetinha — que “os 1.008 hectares adquiridos pelo governo do estado em 1919 do colono Jesus Val nunca foram transferidas para o governo Federal”.

Segundo Iurk, em nota divulgada na Agência Estadual de Notícias, a iniciativa faz parte de um de acordo assinado em 2011 com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e ratificado no mês passado pela presidente substituta da organização, Silvana Canuto, para que a área seja repassada formalmente ao instituto, que é responsável pelo parque.

O diabo é que, como a questão é complexa e envolve política, ninguém no governo federal entendeu a jogada do governo do Paraná. O blog até entrou em contato com o Palácio do Planalto, que preferiu levar o “imbróglio” na gozação:

“As tropas federais estão estacionadas na região de Registro, divisão de São Paulo com o Paraná, prontas para defender a integridade territorial e a soberania do Brasil”.

Desfeito o mal-entendido, as tropas federais foram recolhidas aos quartéis, as Cataratas continuarão pertencendo à União e todos nós seremos felizes para sempre. É isso.Fonte:blogdoesmael.

Nenhum comentário:

Postar um comentário