quarta-feira, 14 de março de 2012

Seminário em Curitiba discute a renovação das concessões do setor elétrico

O Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge-PR) promove nesta quarta-feira (14), em Curitiba, o “Seminário Pela Renovação das Concessões do Setor Elétrico”. O evento acontecerá no Centro de Convenções do Shopping Estação a partir das 8h30.

]Segundo o presidente do Senge-PR, engenheiro eletricista Ulisses Kaniak, o principal objetivo é promover um debate sobre a importância da renovação das concessões públicas de energia.

A partir de 2015, aproximadamente 30% do setor elétrico brasileiro estará com suas concessões vencendo. A decisão do governo federal sobre prorrogá-las ou leiloá-las deve sair ainda este ano.

“Isso representa que 20% do parque gerador de energia do Brasil, cerca de 70 mil quilômetros de linhas de transmissão e 33% dos contratos de distribuidoras de energia (como Copel, Celesc e Chesf) terão seus contratos encerrados e poderão ser entregues a iniciativa privada, caso o governo brasileiro não prorrogue as concessões”, ressalta Kaniak.

Na avaliação do Senge-PR o governo deve prorrogar urgentemente as concessões. Para Antonio Goulart, diretor do Senge-PR e coordenador do evento, a realização de novos leilões, significará na prática a privatização do setor elétrico brasileiro.

“E isso vem acompanhado de demissões em massa de trabalhadores, terceirização de mão de obra, aumento de tarifas, serviços de má qualidade, risco de apagões entre outros”, afirma Goulart.

Programação

O evento contará com a presença do engenheiro eletricista Roberto Pereira D’Araújo, ex-membro do Conselho Administrativo de Furnas e autor do livro Setor Elétrico Brasileiro – Uma aventura Mercantil’ onde discute as implicações ambientais da implantação e operação dos diversos modos de produzir energia elétrica e o projeto sobre o novo modelo de gestão a ser implantado no Brasil.

Outro convidado será o economista Gustavo Portela, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) do Rio de Janeiro que abordará a importância da renovação das concessões para a manutenção dos investimentos, essenciais para o desenvolvimento do país.

Na parte da tarde, Fabiano Camargo, economista da subseção do Dieese no Senge-PR, abordará a crescente terceirização do setor elétrico brasileiro, que acarretam aumento de acidentes de trabalho com mortes, subemprego, informalidade, jornadas prolongadas, perdas de benefícios e rendimentos, dentre outros.

Serviço

Seminário Renovação das Concessões do Setor Elétrico
Data: 14 de março de 2012 – Quarta-feira – a partir das 8h30
Local: Centro de Convenções do Shopping Estação
Entrada Franca.Fonte - blogdoesmael
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário