quarta-feira, 21 de março de 2012

OBRA ESTRUTURAL PARA IMPLANTAÇÃO DO MÓDULO SAMU EM IBAITI FICA PRONTA ESTA SEMANA.





Da redação
Tarciso de Carvalho

Ao contrário do que se afirma por aí a respeito da implantação da SAMU há três meses que Ibaiti vem trabalhando para a implementação do sistema no Município.
     Exigências do Ministério da Saúde e do Cinop ( Cornélio Procópio) estão sendo observadas a risco pela equipe que administra a saúde municipal.
     O primeiro passo para que o sistema viesse a ser sede em Ibaiti, dos 46 Municípios que compreendem o Norte Pioneiro e Norte Velho, foi a aquisição ( doação pelo Governo Federal) de 2 ambulâncias. Uma FIAT DUCATO - SAMU suporte Básico  e uma FIAT DUCATO - SAMU suporte Avançado (UTI).
      A SAMU UTI vem com todos os equipamentos necessários e é capaz de manter um paciente com vida até ser transportado a hospitais especializados em qualquer parte do Paraná.
     Depois de ter repassadas as ambulâncias especializadas, mediante exigências do Ministério da Saúde, foi necessário que se construísse garagem, lavador para veículos com todos os suporte básicos no pátio do hospital municipal. Essa obra já está em término final e será entregue ao Cinop para averiguações ainda nesta semana.
     Ibaiti é o único Município qe aderiu ao sistema de saúde ( e será sede) que está pagando em dias as mensalidades do consórcio de saúde.
     Tão logo sejam fiscalizadas as obras para que as ambulâncias estejam em Ibaiti, de acordo com Willliam Galdino, Diretor administrativo do hospital municipal, o Cinop iniciará as contratações dos profissionais que estarão exclusivos em operação dos veículos SAMUs como motoristas, médicos e enfermeiros.
      De acordo com o que se apurou, a instalação da SAMU em Ibaiti foi uma luta do prefeito Peté que através dos representantes do Município em Brasília, a cidade foi condecorada com mais este benefício e que ajudará a salvar vidas.
     Conforme as informações, a obra que vai amparar o SAMU foi de 150 metros quadrados e atende às exigências do Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário