O artista plástico Adriano Luiz da Silva, o “Cowboy”, retratou a história de Ibaiti em painel pintado na fachada da Biblioteca Cidadã, que deverá ser inaugurada ainda neste mês de março, ao lado da Casa da Cultura. Com pinceladas sutis, traçadas sob a técnica de grafitagem em aerografia colorida, ele reproduziu um cenário que mostra o desdobramento de etapas históricas, com destaque para a exploração do carvão mineral que marcou a criação do Município, em outubro de 1947.
No painel, a sequência de imagens descreve o desenvolvimento socioeconômico em detalhes que lembram os áureos tempos da lavoura do café; a agropecuária, uma das principais atividades econômicas do lugar; a educação; a segurança e o comercio local com acessibilidade social garantida.
A obra é resultado de um projeto de autoria do próprio Cowboy, apresentado ao prefeito Luiz Carlos Peté dos Santos pela secretária municipal da Educação, Creusa da Costa Mendes. “O projeto inicial previa execução em outro local, mas tem uma originalidade cultural admirável e por isso optamos pela fachada da biblioteca”, justificou Creusa.
Para o prefeito Peté, além de divulgar a cultura ibaitiense, o acatamento do projeto também tem o propósito de valorizar o talento dos artistas regionais: “Além do motivo cultural, que coincide com a instalação da Biblioteca Cidadã, ao acatarmos o projeto nós o fizemos com o propósito de demonstrar valor e incentivo aos nossos artistas”, completou.
Cowboi é natural de Santo Antonio da Platina, mora em Ibaiti há oito anos e tem obras expostas em painéis e murais produzidos em vários municípios do Norte Pioneiro.
Na foto: Vereador Claudio Gerolimo, prefeito Peté, Cowboy e Creusa Mendes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário