A cidade de Conselheiro Mairinck ainda lamenta os seus tempos de progresso, Anos em que recursos governamentais eram empregados no social, na infra-estrutura urbana. Tempos em que a Princesinha da BR 153 era elogiada ppor todos os cidadãos norte-pioneirenses. Hoje, envolta em nuvens esfumaceadas de descaso, ela chora e lamenta os bons tempos que parecem não querer voltar nunca mais.
Notícias bombásticas dão conta de que o Banco da Terra, o primeiro lançado no Brasil pelo então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, projeto edificado com a finalidade de se erradicar a pobreza da cidade fincando o homem no campo e com o intuito de reforma agrária, agora, virou condomínio de luxo. Até haras para cavalos de raça está sendo construído no Banco da Terra que fica às margens da BR 153.
Os agricultores que foram assentados, donos legítimos das propriedades foram vendendo aos pedaços e se mudando para a cidade e para outros lugares, lotando os bolsões de pobreza do pacato lugarejo de pouco mais de 3000 habitantes, em seus lugares, os marajás da cidade estão construindo um novo modelo de reforma agrária: a dos donos do dinheiro que através dos seus atrativos e charmes financeiros, estão seduzindo os pequenos agricultores que trabalhavam sem incentivos para produzir e que estão abandonando a terra.
Reportagem completa nas edições do jornal Gazeta de Ibaiti - A Voz do Povo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário